Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#FiqueEmCasa

Concerto pela Vida e Esperança

22 Mai
Adicionar a calendário 2020-05-22 11:41:00 2020-05-22 11:41:00 Europe/Lisbon Concerto pela Vida e Esperança Evento
Concerto pela Vida e Esperança
Cultura

22 de maio, 19h30
Grande Auditório do Fórum da Maia - Concerto virtual
Escola de Música Maestro Samuel Santos
“Va Pensiero” da ópera Nabuco de Verd

Em pleno ano de comemorações dos 500 anos do Foral da Maia, este Concelho não esquece o seu compromisso cultural para com a sociedade. Sobretudo nos dias especiais que vivemos, demonstra que a arte e a cultura continuam presentes, essenciais ao equilíbrio social e estruturantes do ponto de vista humano. É neste âmbito que o Grande Auditório do Fórum da Maia acolheu um concerto singular. Sob a regência do Maestro Samuel Santos os corais Vox Cantabile, núcleos da Maia e de Vila do Conde, e o Coral Infantojuvenil Mini Vox Cantabile atuaram a partir das suas casas acompanhados pelo Grupo Orquestral Maia Ensemble realizando um concerto sui generis com a interpretação do coral “Va Pensiero” da ópera Nabuco de Verdi onde os músicos e cantores, em direto, foram dirigidos a partir do palco do Fórum pelo seu maestro.
Apesar da distância que nos separa, uma vez mais, a música, prova que em suas misteriosas harmonias podemos encontrar conforto e um espaço sem solidão.
A escolha da obra é em si, um hino à esperança e à resiliência. Em homenagem à Itália, um dos países mais fustigados com esta pandemia, na sua língua original, esta obra estruturante da criação de Verdi é a ponte cultural entre seres humanos e os valores intemporais de fraternidade criando ligações entre a história e o presente. A escola de Música Maestro Samuel Santos em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, homenageiam assim a Vida e a Esperança.