Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

“500 anos do Foral da Maia - O Foral da Maia Viaja”

05 a 27 Abr
Adicionar a calendário 2019-04-05 10:17:00 2019-04-27 10:17:00 Europe/Lisbon “500 anos do Foral da Maia - O Foral da Maia Viaja” Evento
“500 anos do Foral da Maia - O Foral da Maia Viaja”
Cultura

5 a 27 de abril
Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
Exposição
“500 anos do Foral da Maia - O Foral da Maia Viaja”

“500 anos do Foral da Maia - O Foral da Maia Viaja” é uma exposição do enquadramento histórico do Foral da Maia, composta por 16 painéis explicativos (4 dispositivos paralelepipédicos / 4 faces cada) que permitem a itinerância por vários locais do Concelho durante os 3 anos das celebrações, que inaugura às 19h00 do próximo dia 5 de abril, com palestra e visita guiada da responsabilidade do Dr. José Augusto Maia Marques, e estará patente até 27 de abril na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.

Os Forais foram, desde antes da nacionalidade até ao reinado de D. Manuel I, documentos fundamentais não só para a estruturação do território como para a regulação da vida social e económica.
Assim, a história dos Forais é a história do território e das suas gentes.
A exposição “O FORAL DA MAIA VIAJA” propõe-nos um percurso pelos Forais e pela sua história, desde os que foram conferidos pelos nossos primeiros monarcas até aos que foram outorgados pelo rei D. Manuel I, após uma ampla reforma daqueles documentos, com destaque para o Foral da Maia dado a 15 de dezembro de 1519.
Com imagens, textos e quadros, procura-se fazer compreender a estrutura, o modo de funcionamento e a importância destes documentos para o despontar de um novo esquema administrativo do território nacional, que só viria a alterar-se na primeira metade do século XIX com a reforma de Mouzinho da Silveira.
Boa viagem…
De 28 de setembro de 2019 a 31 de dezembro de 2021 estará patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia uma grande exposição sobre este tema dos 500 Anos do Foral da Maia. Visita obrigatória.

Gratuito.

Ficha Técnica:
Organização: Câmara Municipal da Maia - Pelouro da Cultura; Coordenação geral: Mário Nuno Neves; Coordenação Executiva: Sofia Barreiros; Comissão Científica e Produção de Conteúdos: José Augusto Maia Marques e Rui Menezes; Consultadoria artística: Cláudia Melo; Gestão da Itinerância: Margarida Fonseca.
Agradecimentos:
Silvestre Lacerda, Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Anabela Ribeiro, Chefe de Divisão – DGLAB; Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Arquivos e Câmaras Municipais de: Almada, Coimbra. Gondomar, Lisboa, Montemor o Novo, Murça, Porto, Sátão, São João da Pesqueira, Tarouca, Vale de Cambra e Vila do Conde.