Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

A Mulher da Maia

02 a 26 Mai
Adicionar a calendário 2019-05-02 11:17:00 2019-05-26 17:25:00 Europe/Lisbon A Mulher da Maia Evento
image title

Até 26 de maio a Junta de Freguesia de São Pedro de Fins recebe a exposição ‘A Mulher da Maia’.
Esta mostra integrará trajes da região representados em bonecas artesanais.
A mulher da Maia era descrita por todos como uma mulher diferente da mulher do sul, a saloia. Era considerada uma das mais belas mulheres do norte. Com este desígnio toda a exposição foi direcionada para que através do extraordinário trabalho da dupla Raquel Mendes / Sílvia Neves se mostrasse essa beleza.
Eça de Queiróz, Arnaldo Gama, Luís de Magalhães, Ramalho Ortigão, Júlio Dinis, entre outros, fizeram inúmeras referências à Mulher da Maia nas suas obras literárias.
No entanto, a mulher descrita por todos estes escritores era a mulher que trabalhava de sol a sol no campo ou nos seus afazeres domésticos, ou a mulher que viam chegar à cidade para vender os produtos hortícolas nos mercados, o leite ou a carregar as trouxas de roupa lavada. Não era a proprietária rica nem a dama das grandes quintas, era a lavradeira, aquela que para além da faina do campo ainda calcorreava graciosamente os caminhos para vender os produtos nos mercados do Porto e de Vila do Conde.
Mas que encanto tinha esta mulher que tanta tinta fez correr e que foi capturada e perpetuada pelas objetivas do famoso fotógrafo Alvão.
Inauguração | 03 de maio – 18h00