Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#FiqueEmCasa

Exposição "Mapa de Memórias da Maia"

03 a 16 Fev
Adicionar a calendário 2020-02-03 12:09:00 2020-02-16 12:09:00 Europe/Lisbon Exposição "Mapa de Memórias da Maia" Evento
Exposição "Mapa de Memórias da Maia"
Cultura

3 a 16 de fevereiro
Galerias Maia Jardim
Exposição
"MAPA DE MEMÓRIAS DA MAIA"

Nas duas primeiras etapas do processo participativo da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Maia, os cidadãos foram chamados a partilhar as suas memórias coletivas e a construir um diagnóstico colaborativo da realidade. Pretendia-se que a partir deste trabalho, estes pudessem construir as propostas que respondam aos desejos e necessidades nos domínios do ambiente, da mobilidade, da socioeconomia e das centralidades.

O conjunto de Mapas de Memórias resume através de ilustrações ficcionadas os contributos orais dos cidadãos presentes nas sessões. Trata-se de um registo gráfico inovador, com recurso à técnica de desenho à mão livre com caneta e colagem, sobre cartolina, realizado por Gil Moreira, inspirado nos dialectrogramas de Mitch Miller (http://www.dialectograms.com/). Não pretende ser um trabalho exaustivo, podendo mesmo conter imprecisões próprias de relatos orais partilhados, contados em sessão aberta.

O valor dos contributos que se expõem não é pois tanto a sua total verossimilhança, já que é possível que alguns deles contenham uma visão romântica do passado. Importam pelo esforço coletivo de identificação de imagens, narrativas e vivências que poderão inspirar a construção de novos futuros para o território da Maia.

Os «Mapa de Memórias da Maia» são também um tributo a todos os cidadãos que participaram neste inovador processo de envolvimento na construção do PDM da Maia, mostrando o valor da comunidade como um dos maiores recursos para pensar o futuro dos territórios.

Gratuito.
Segunda a domingo: 09h00 - 23h00