![]()
42º Conselho Municipal da Educação
No dia 18 de fevereiro, o auditório do Fórum da Maia, foi palco do primeiro Conselho Municipal de Educação de 2025.
Os desafios e as ameaças da descentralização de competências no domínio da educação mereceram um forte debate, por parte de todos os conselheiros.
Admitindo que a descentralização de competências veio garantir o aumento da qualidade do serviço público de educação, pela proximidade às escolas e às suas comunidades educativas, há desafios e ameaças que merecem total atenção e preocupação, bem como, respostas diferenciadoras.
É consensual afirmar que tem sido testemunhado uma mudança contínua na realidade das escolas, que se confrontam com o desafio da inclusão, e, concomitantemente, com os constrangimentos que se colocam às suas direções.
Na Maia, as escolas, o movimento associativo parental e a autarquia (sem descurar a participação das suas juntas de freguesia) estão unidos na consolidação de respostas, sempre ponderadas e validadas por todos, na construção de uma comunidade ainda mais inclusiva, coesa, solidária, sustentável e feliz. São vários os concursos públicos abertos pelo município, para enfrentar as necessidades de recursos humanos para fazer face a uma escola mais inclusiva e diversa; concursos para substituição de baixas médicas; ou mesmo contratação de empresas de limpeza que estão a operar nas escolas sede dos agrupamentos e em escolas dos 2. e 3. Ciclos.
Foi aprovado o reordenamento da rede escolar para 2025/2026, prevendo-se a abertura de novas salas no ensino básico.
Também foram, ainda, apresentadas as linhas orientadoras e cronograma da revisão da carta educativa municipal.
A sessão foi encerrada com a apresentação de alguns projetos:
- Galardão do Voluntariado no Ensino;
- Cienciaetal;
- Rede de Escolas Inovadoras;
- Apps for good
- MyMentor
Maia – juntos pela Educação