![]()
Aluno da Maia conquista 2º Lugar da Final do Torneio de Oratória
O Salão Ático, do Coliseu do Porto, estava repleto, a adrenalina era enorme, mas nada tolheu o jovem Tomás Rodrigues, da Escola Secundária da Maia, que, com uma notável prestação, conquistou o 2.º lugar na final da 3.ª edição do Torneio Nacional de Oratória, realizada no domingo, 23 de março.
Com um discurso fluído, bem estruturado e eloquente, Tomás Rodrigues não precisou dos três minutos, estipulados como limite máximo, para agarrar a audiência sobre "O tempo e o que fazemos com ele", um tema que o próprio assume como muito pessoal. “Foi preciso bastante trabalho, dedicação e estar atento às técnicas de oratória. Escolhi um tema que me toca, o tempo, e que vai estar presente durante toda a minha vida", afirmou Tomás Rodrigues, já com o prémio atribuído pelo júri nas mãos, acompanhado da sua família e da sua professora Constança Sarmento, que, com indisfarçável orgulho, disse ser "um prazer trazer aqui os meus alunos e o Tomás em particular, foi uma alegria grande ver a sua evolução ao longo destes 3 anos. Saio hoje deste Coliseu de alma cheia”.
O Torneio Nacional de Oratória, da responsabilidade da Top Talks - Associação Portuguesa de Oratória e que conta com o apoio do Município da Maia, teve, nesta final, 14 alunos de todo o país, que foram avaliados por um júri qualificado do qual fez parte o apresentador Jorge Gabriel, este ano distinguido pela organização com o Prémio Carreira 2025.
O contributo que esta iniciativa dá para o desenvolvimento das competências de oratória, de intervenção cívica e de pensamento crítico nos mais novos justifica o apoio do Município da Maia, que espera conseguir mobilizar ainda mais jovens para este torneio, até porque está assegurada a realização, na Maia, da semifinal no ano letivo 2025/26.