![]()
5524
Institucional193
Eleições Presidenciais 20261235
Notícias2629
Agenda: próximos eventos3209
Câmara Municipal5806
Assembleia Municipal265
Apoio ao Consumidor2140
Recursos Humanos1898
Polícia Municipal1273
Proteção Civil8722
Provedor dos Munícipes9799
Energia e Mobilidade8725
Planeamento6326
Reabilitação Urbana9547
Relações Internacionais5285
Inovação e Desenvolvimento5719
Gestão Urbana3238
Regulamentos Municipais7767
BUPi - Balcão Único do Prédio1878
Atendimento Municipal4959
Empresas Municipais6280
Sistema de Gestão9753
Requerimentos8119
Metrologia3316
Boletins Municipais4918
Juntas de Freguesia6437
Canal de Denúncias5725
Contactos
2671
Viver1251
Investir8223
Visitar
As AEC em ação na Escola Básica de Ferronho
A equipa das AEC da Escola Básica de Ferronho trouxe um mês de dezembro de plena ação com três atividades marcantes: “Dia da Bolacha”, "Do início da prática a um lugar no pódio" e "No papel de um Árbitro de Basquetebol".
A atividade do “Dia da Bolacha” decorreu no âmbito do tema "O que me faz relaxar" do Programa AEC de Relaxamento e do "Saber Fazer" da AEC de Filosofia com Crianças. Os alunos foram desafiados a fazer bolachas de chocolate, como forma de celebração do Dia Mundial da Bolacha. Após tomarem todos os cuidados necessários, foram feitas umas bolachas de chocolate. Desde a sua introdução até à sua conceção, os alunos aprenderam os passos da receita e fizeram eles mesmos este alimento especial. Segundo os professores: “Uma experiência que os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos de Ferronho irão recordar e que adorariam repetir!”.
No âmbito da AEC de Cidadania Desportiva e Atividade Física Desportiva, as ginastas Beatriz Carneiro e Inês Faria dinamizaram uma atividade para os alunos da Escola Básica de Ferronho, onde falaram da experiência delas no mundo da ginástica acrobática. Explicaram que a ginástica acrobática cresceu nos seus corações a partir dos 10 anos de idade e tornou-se uma parte essencial das suas vidas e das suas rotinas habituais, sendo que 5 horas diárias (por vezes mais) são dedicadas a treinar. Apesar de todo o esforço que as atletas dedicam dia após dia, elas transmitiram aos alunos que o mundo da ginástica acrobática se tornou para elas uma fonte de inspiração e felicidade, onde a criatividade e a disciplina é desenvolvida ao máximo. A equipa refere: “Por gentileza delas, contamos ainda com uma atuação especial preparada exclusivamente para os nossos alunos. Os alunos adoraram a experiência e puderam sentir o fantástico mundo da ginástica acrobática. No fim ainda tiveram a oportunidade de realizar algumas figuras de ginástica acrobática com as nossas ginastas”.
E por fim, a última atividade foi inserida no âmbito da AEC de Cidadania Desportiva e Atividade Física Desportiva, e da temática "Ética no desporto", onde esteve presente, na Escola Básica de Ferronho, um ex-árbitro da Federação Portuguesa de Basquetebol, que desempenhou essa função durante 34 anos e desde de junho exerce funções de formador, sendo formador internacional.
Nuno Monteiro, veio transmitir um pouco da sua paixão aos alunos do 1º, 2º e 4º anos da escola de Ferronho, sobre o papel do árbitro e o objetivo de existir um árbitro. Questionou os alunos sobre a importância do árbitro no jogo e quais as qualidades que um árbitro deveria ter. Existiu imenso tempo para satisfazer a curiosidade dos alunos, que participaram de forma excecional sobre a ética desportiva.
As palavras da equipa refletem bem a importância do que viveram: “É diferente termos uma professora a falar dos valores no desporto, o fair-play, a importância do árbitro e ter um profissional na área presente a divulgar a sua experiência. Foi importante eles perceberem que o árbitro não treina como os jogadores, o único momento que eles podem "apitar" é no jogo propriamente dito. Além disso, os alunos ouviram em primeira mão que todos temos lugar a errar, sejamos nós atletas, treinadores ou árbitros, mas nunca podemos comprometer os valores do desporto”.
Maia – Gerações com Futuro