![]()
Associação “Trata-me por Tu” dinamiza sessões de reflexão nos Clubes de Filosofia
Este projeto foi desenhado a três vozes — Maia EquaL+ (Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação), Centro de Voluntariado da Maia - Compromissum e a Divisão de Educação e Ciência — e surgiu no contexto do título da Maia como Capital Portuguesa do Voluntariado em 2025. No âmbito desta colaboração, a associação Trata-me por Tu foi convidada a dinamizar uma ação muito especial nos sete Clubes de Filosofia dos Agrupamentos de Escolas da Maia do nosso agrupamento, com base no valioso instrumento pedagógico que é o livro “O Senhor do seu Umbigo”.
A Trata-me por Tu é uma associação de intervenção comunitária, sediada na Maia, que atua com base no princípio do voluntariado. A sua missão centra-se na promoção do envolvimento da comunidade, através da dinamização de diversas atividades que visam o reforço da justiça social — um verdadeiro exemplo do poder transformador da ação cívica e do compromisso coletivo.
As sessões nos Clubes de Filosofia foram construídas em torno da apresentação do livro “O Senhor do seu Umbigo”, obra que serviu de ponto de partida para discussões ricas e provocadoras sobre empatia, responsabilidade e consciência social. Com uma abordagem sensível, acessível e dinâmica, os facilitadores da associação conseguiram captar a atenção dos alunos, despertando curiosidade, reflexão e diálogo.
O impacto foi imediato e muito bem recebido por professores e alunos. De entre o feedback recolhido, destacam-se comentários como: “Sessão muito dinâmica e com muito interesse e entusiasmo dos alunos. Vale a pena, tenho a certeza. Alertar, falar, consciencializar nunca é demais.” e “A sessão da associação 'Trata-me por Tu' foi um sucesso. Os alunos levantaram muitas questões e o livro está com uma boa abordagem ao tema. Ainda não há exemplares na biblioteca, mas os alunos mostraram interesse em conhecer toda a história.”
Estas sessões revelaram-se verdadeiros momentos de crescimento e consciencialização, promovendo o pensamento crítico e o debate construtivo em torno de temas fundamentais à formação de cidadãos atentos, ativos e solidários.
Esta ação terá continuidade e visibilidade no futuro: os resultados e o seu impacto serão apresentados no dia 20 de outubro de 2025, durante a Semana Municipal para a Igualdade e Inclusão da Maia, no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação – Maia EquaL+.
O nosso profundo agradecimento à associação Trata-me por Tu por esta parceria tão significativa. Iniciativas como esta reforçam o papel da escola enquanto espaço de formação integral, onde se cultivam não apenas conhecimentos, mas também valores humanos e sociais.
Maia – juntos pela Educação