![]()
4928
Institucional7299
Eleições Presidenciais 20267745
Notícias7337
Agenda: próximos eventos302
Câmara Municipal8773
Assembleia Municipal6703
Apoio ao Consumidor6209
Recursos Humanos489
Polícia Municipal8019
Proteção Civil518
Provedor dos Munícipes7713
Energia e Mobilidade7667
Planeamento7071
Reabilitação Urbana5076
Relações Internacionais2801
Inovação e Desenvolvimento1110
Gestão Urbana8966
Regulamentos Municipais1463
BUPi - Balcão Único do Prédio7571
Atendimento Municipal1379
Empresas Municipais352
Sistema de Gestão6969
Requerimentos3050
Metrologia6999
Boletins Municipais7233
Juntas de Freguesia6479
Canal de Denúncias5649
Contactos
1540
Viver9642
Investir3590
Visitar
Duas turmas da Maia entre as vencedoras de competição de literacia financeira
Um Prémio Especial de Economia Circular e uma Menção Honrosa pela Apreensão de Conteúdos foram atribuídos a turmas do Município da Maia, no Concurso Final do “No Poupar Está o Ganho”. Este projeto de educação financeira foi implementado nas escolas ao longo de todo o ano letivo.
Cada turma apresentou a concurso, como projeto final, um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.
A turma 3.º A da Escola Básica da Guarda, na Maia, destacou-se na competição, arrecadando o Prémio Especial de Economia Circular, atribuído pelo Banco Europeu de Investimento ao melhor trabalho sobre esta temática. Através de um telejornal com direito a pivot e repórteres de exterior, a turma apresentou várias ações que, ao longo do ano, levaram os alunos a reutilizar materiais e evitar o desperdício.
O 4.º FN4 da Escola Básica de Ferronho alcançou, também a nível nacional, uma Menção Honrosa pela Apreensão de Conteúdos com o seu trabalho “Aventuras financeiras” – uma biblioteca digital com livros interativos dedicados a temas de educação financeira.
A turma da Escola Básica de Ferronho foi ainda nomeada vencedora municipal, por ter o melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino.
O Concurso Final é o maior momento de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que, durante o ano letivo 2022/2023, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de norte a sul do país, passando pelas ilhas.
O programa, criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), conta já com 13 edições, tendo impactado mais de 60 mil alunos de 60 municípios. A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.
A Câmara Municipal da Maia é parceira do “No Poupar Está o Ganho”, que pretende fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.
Maia – Gerações com Futuro