![]()
6860
Institucional5665
Eleições Presidenciais 20267373
Notícias4883
Agenda: próximos eventos894
Câmara Municipal9809
Assembleia Municipal4168
Apoio ao Consumidor7119
Recursos Humanos9541
Polícia Municipal9152
Proteção Civil9221
Provedor dos Munícipes4840
Energia e Mobilidade5977
Planeamento5683
Reabilitação Urbana6836
Relações Internacionais1338
Inovação e Desenvolvimento6966
Gestão Urbana9457
Regulamentos Municipais6481
BUPi - Balcão Único do Prédio9903
Atendimento Municipal6662
Empresas Municipais157
Sistema de Gestão479
Requerimentos8318
Metrologia3423
Boletins Municipais8628
Juntas de Freguesia3114
Canal de Denúncias1756
Contactos
462
Viver3907
Investir5924
Visitar
Experimentar com Cria&Explora
Na escola básica da Guarda as animadoras Andreia Azevedo e a Rafaela Ferreira dinamizaram uma atividade em que as crianças foram convidadas a levar lanternas para a escola para explorar o fenómeno da propagação da luz. "A luz atravessa todos os materiais?"
As animadoras descrevem que: “na atividade 'A luz atravessa todos os materiais?' as crianças utilizaram objetos de diferentes tipos de materiais (vidro, madeira, plástico, papel) e descobriram que a luz não 'passa' todos os materiais. Foi tal o entusiasmo e a curiosidade que as crianças observaram os efeitos da luz em quase todos os objetos da sala.”
Na escola básica de Cidade Jardim as animadoras Vânia Alves e Gisela Ramos relatam, que na sua "Tela Deslizante", procuraram que as crianças fossem capazes de identificar as diferenças existentes entre o papel de alumínio e o papel convencional e para tal foram convidadas a utilizar de forma livre uma paleta de cores e a dar cor à tela. Esta atividade proporcionou-lhes um momento divertido onde a tela utilizada para dar asas à imaginação foi um desafio, pois verificaram que a tinta deslizava e que a mesma ficava na superfície e não era absorvida como no caso do papel, o que não permite que a obra de arte seja guardada, perdura sim na nossa memória.
Na escola básica da Maia a atividade “Papel que tinge papel”: demonstra que para dar cor podemos usar materiais alternativos, como explicam as animadoras Inês Magalhães e Cláudia Silva. As animadoras acrescentam: “As crianças escolheram papel crepe para rasgar e colocar na tela improvisada. De seguida foram desafiadas a molhar o papel crepe com borrifadores e a aguardar para observarem o resultado. O facto de rasgarem papel livremente e utilizarem borrifadores para molharem o papel à vontade, foi motivo de grande excitação. Ainda assim, o maior impacto aconteceu no momento em que cuidadosamente retiramos o crepe molhado. As crianças, em euforia, referiram várias vezes “isto é magia!”. E com magia se cria uma obra de Arte!”
Na escola básica de Gueifães n.º 1 as animadoras Luísa Costa e Marisa Oliveira descrevem: “Começamos por fazer vulcões com potes de vidro e argila. Em seguida, misturamos vários ingredientes, nomeadamente detergente, bicarbonato , vinagre e água. As crianças viram que a mistura destes ingredientes provoca uma reação, expulsando todo o seu conteúdo, dando a sensação de explosão de um vulcão. As crianças ficaram muito curiosas com o que iria acontecer e surpreendidas com o resultado.”
O módulo Cria&Explora é parte integrante do programa LUDI+, promovido pelo Município da Maia, especialmente pensado para as crianças da educação pré-escolar.
Maia – Juntos pela Educação.