Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Compostagem comunitária

imagens_topo

Com o objetivo de promover a economia circular, pretende-se desenvolver um piloto de Compostagem Comunitária na zona urbana da Cidade, através da disponibilização de um compostor comunitário para recolha seletiva de resíduos orgânicos e ações de educação e formação ambiental à comunidade abrangida, avaliando e referenciando o potencial de desvio da fração orgânica do circuito de recolha indiferenciado.
Considerando que o processo de compostagem comunitária é menos controlado do que um processo de compostagem caseira e que a sua eficácia pode ser colocada em causa por fatores externos e internos, o compostor comunitário será munido de nano sensores, com vista à leitura permanente de indicadores de localização, humidade, temperatura, frequência de utilização e estimativa da quantidade de Resíduos Orgânicos desviados da recolha indiferenciada e consequente emissão de CO2 evitada. Estes instrumentos de monitorização encontram-se a ser testados em projetos piloto desenvolvidos pela LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, parceiro na execução do BaZe – Living Lab Maia.
O composto resultante deste processo, será utilizado no tratamento dos espaços verdes confluentes à área de desenvolvimento do projeto e integrado em hortas urbanas promovidas pelo município, em articulação com a empresa municipal Espaço Municipal EM, parceira na execução do BaZe – Living Lab Maia.

 

Ação:

  • Hortas Comunitárias: O presidente da Câmara entregou, na semana passada, a chave das hortas comunitárias do Sobreiro a 3 hortelões. Este ato simbólico assinalou o arranque da utilização das hortas sociais biológicas no centro da cidade da Maia. Esta é, também, uma iniciativa inserida na estratégia do município de sustentabilidade ambiental, nomeadamente no BaZe: Net Zero Carbon City.

Veja aqui: https://fb.watch/5tZKO2vg2R/