Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

GAAPP

GAAPP
O Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP), da responsabilidade do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, desenvolve inúmeras atividades, intervindo diretamente junto dos jovens do concelho, mas também indiretamente, incidindo nos seus contextos de vida, ou seja intervindo junto de pessoas significativas para eles, como por exemplo pais e profissionais de áreas distintas.

As atividades desenvolvidas pelo GAAPP podem categorizar-se em três modalidades distintas: (I) Consulta Psicológica Individual e/ou Familiar – que visa apoiar os indivíduos em situação de crise; (II) Intervenção Direta – com o objetivo de promover o desenvolvimento dos jovens e prevenir o surgimento de eventuais problemáticas; e, (III) Intervenção Indireta – no intuito de dotar os agentes significativos da comunidade de determinadas competências para lidar com os jovens de forma mais adequada.

A Consulta Psicológica Individual e/ou Familiar (I) é um serviço que visa apoiar os jovens, bem como as respetivas famílias, em inúmeras dificuldades/problemáticas inerentes às suas circunstâncias de vida, procurando ajudá-los a lidar de uma forma adequada e adaptativa face às mesmas. Este serviço é gratuito, confidencial e funciona com marcação. Inicialmente é realizada uma Consulta de Triagem, que pode ser realizada quer na Casa do Alto quer em qualquer uma das Lojas da Juventude espalhadas pelo Concelho. Caso seja necessário, há a possibilidade de ser efetuado um acompanhamento mais prolongado no tempo, sendo que esse processo de intervenção psicológica poderá ser realizado na Casa do Alto.

A restante intervenção do GAAPP, realizada em grupo e de forma direta (II) ou indireta (III), efetua-se com base numa avaliação contínua de necessidades junto de diversas instituições/profissionais relacionados com jovens, em colaboração com os quais se analisam as possibilidades de intervenção psicológica que vão ao encontro à realidade destes e procura-se dar resposta aos diferentes pedidos suscitados pela comunidade, tendo em conta a sua pertinência e abarcando o maior número possível de indivíduos. A maioria das intervenções é efetuada nos contextos frequentados pelos jovens, como por exemplo as Escolas nas quais estão inseridos ou as Lojas da Juventude.
 
 
Responsável pelo GAAPP

Rosana Santos
(Psicóloga: Cédula Profissional nº 1568 - Ordem dos Psicólogos Portugueses) 

Complexo Municipal Casa do Alto, Rua Antonio Simões, Pedrouços
4425-619 Maia

De segunda a sexta-feira das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30