![]()
7575
Institucional1917
Eleições Presidenciais 20265828
Notícias2668
Agenda: próximos eventos9694
Câmara Municipal146
Assembleia Municipal4113
Apoio ao Consumidor5041
Recursos Humanos9143
Polícia Municipal8745
Proteção Civil7507
Provedor dos Munícipes164
Energia e Mobilidade2963
Planeamento9487
Reabilitação Urbana2959
Relações Internacionais744
Inovação e Desenvolvimento712
Gestão Urbana5421
Regulamentos Municipais4991
BUPi - Balcão Único do Prédio9946
Atendimento Municipal1952
Empresas Municipais4147
Sistema de Gestão4618
Requerimentos6772
Metrologia3301
Boletins Municipais6271
Juntas de Freguesia1791
Canal de Denúncias1388
Contactos
7504
Viver2361
Investir5479
Visitar
XIII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia | 25 e 26 de outubro de 2024 | Fórum da Maia
A Câmara Municipal da Maia, através da sua Biblioteca Municipal, irá promover nos dias 25 e 26 de outubro, no Fórum da Maia, as XIII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia, um evento que se tem consolidado ao longo dos anos como uma oportunidade de reflexão e partilha de conhecimento.
Esta 𝟏𝟑.ª 𝐞𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐉𝐨𝐫𝐧𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐑𝐞𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐁𝐢𝐛𝐥𝐢𝐨𝐭𝐞𝐜𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐌𝐚𝐢𝐚, terá como temática central "𝐋𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐞 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐨𝐬: 𝐝𝐢𝐚́𝐥𝐨𝐠𝐨𝐬 𝐢𝐧𝐟𝐢𝐧𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐜𝐢𝐧𝐞𝐦𝐚 𝐞 𝐥𝐞𝐢𝐭𝐮𝐫𝐚".
Esta edição tem como principal propósito promover uma reflexão sobre interseções entre o cinema e a leitura, um caminho bidirecional que pode envolver a leitura literária e a leitura não literária. A articulação entre cinema e literatura ganha destaque na adaptação de obras literárias para o meio cinematográfico, através da reinterpretação de histórias e personagens no grande ecrã. Por outro lado, a literatura também é influenciada pelo cinema, em estilos, estruturas e temas. Nestas Jornadas, os participantes são desafiados a observar o modo como as narrativas cinematográficas e a magia das palavras escritas podem entrelaçar-se, inspirar e complementar-se, evocando o paralelismo entre o labirinto de ideias e conceitos que caracteriza a biblioteca de Jorge Luís Borges e os recantos mais recônditos da nossa alma visibilizados no Cinema Paraíso. Essa inspiração é servida em vários momentos, evidenciando práticas de divulgação do cinema, técnicas presentes no cinema de animação, reflexões pedagógicas sobre a relação entre cinema e leitura, iniciativas de promoção do cinema em contextos educativos/escolares e perspetivas sobre o papel da Inteligência Artificial na educação e na Sétima Arte.
As Jornadas encontram-se 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚𝐝𝐚𝐬 como curso de formação do Centro de Formação Maia Trofa.
Mais informações: biblioteca@cm-maia.pt
Valor de participação: 10€
PROGRAMA: Jornadas_RBM_2024