![]()
5526
Institucional8216
Eleições Presidenciais 20267243
Notícias2070
Agenda: próximos eventos4886
Câmara Municipal8722
Assembleia Municipal60
Apoio ao Consumidor4827
Recursos Humanos3543
Polícia Municipal7821
Proteção Civil7949
Provedor dos Munícipes8908
Energia e Mobilidade120
Planeamento519
Reabilitação Urbana7887
Relações Internacionais1150
Inovação e Desenvolvimento3297
Gestão Urbana5938
Regulamentos Municipais7169
BUPi - Balcão Único do Prédio9749
Atendimento Municipal909
Empresas Municipais7805
Sistema de Gestão9001
Requerimentos264
Metrologia8706
Boletins Municipais5973
Juntas de Freguesia923
Canal de Denúncias2147
Contactos
9072
Viver5813
Investir6686
Visitar
UIVO 15 - Mostra de Ilustração da Maia
UIVO celebra 15 edições a imaginar mundo(s) sem guerra com a ilustração como ato de reflexão e resistência.
Inaugura a 12 de dezembro, 21h30, a UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, naquela que é a mais internacional das suas edições com um desafio à reflexão – "Como seria o Mundo (s)em guerra?" -, O evento recusa a banalização da violência e convida-nos a imaginar mundos possíveis, sem conflitos. Estarão presentes trabalhos de mais de 40 ilustradores nacionais e internacionais. A mostra habitará as galerias do Fórum da Maia, que terá um dos seus espaços nobres transformado em Casa da Democracia, mas não só. A UIVO acontece também fora de portas. Confirmadas a 2.ª edição do Mercado de Ilustração, oficinas criativas, a UIVINHO para os mais pequenos, a exposição de mais de 100 cartazes nas ruas do concelho, visitas guiadas, lançamento de livros, mostra exterior de David Álvarez, uma masterclass e workshop com Isidro Ferrer. São os mundos possíveis da UIVO a espalhar Amor até 1 de março de 2026.
Promovido pela Câmara Municipal da Maia, e com curadoria e programação de Cláudia Melo, a UIVO 15 habitará dentro das galerias do Fórum da Maia, mas também terá eco no espaço público exterior. Este é um evento cultural anual onde são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à prática da ilustração, apresentando obras de 40 artistas nacionais e estrangeiros que enfatizam as diferentes formas de fazer e pensar através desta expressão artística.
E porque criar, é também resistir, nos 15 anos de atividade da UIVO na Maia, esta Mostra congrega a Arte, a Comunidade e a Imaginação ao serviço da Ilustração, para pensar um Mundo (s)em guerra, dando voz e expressão à força do traço e da ilustração como verdadeiro manifesto para pensarmos, globalmente, na Paz.
A 15.ª edição da Mostra de Ilustração da Maia, que inaugura a 12 de dezembro, no Fórum da Maia, é uma exposição de trabalhos de mais de 40 artistas sobre guerras, conflitos e barbáries, mas também sobre resistência, criatividade e o potencial humano para o amor.
O evento volta a ser espaço de questionamento, de reflexão, de confronto, de suposição, de (in)certezas e simbolismo. Recusa a banalização da violência e convida-nos a imaginar mundos possíveis, sem guerra, sabendo que para se falar de paz tem que se falar de guerra. O tema central - “Um Mundo (s) em Guerra” apresenta registos de guerras históricas e contemporâneas, mas também dimensões utópicas de um mundo sem conflitos, através da ilustração. Confronta-nos com a brutalidade do nosso tempo e pergunta: como seria a humanidade se o amor fosse a nossa força motriz?
Destaque para a residência artística “The Children’s Dreams”, entre 11 e 14 de dezembro. O artista palestiniano, Fuad Alyamani desenvolverá um projeto que articula o seu percurso visual com a energia criativa da comunidade local, através de oficinas com crianças e jovens (dos 10 aos 18 anos). Será trabalhando inicialmente a perceção dos diferentes contextos vivenciais - locais de guerra e de paz. Esta ação transformará algumas paredes da exposição da UIVO 15 num espaço vivo de encontro: um território partilhado onde a arte se torna diálogo, a criação desafia fronteiras.
A partir de 12 de dezembro estará patente uma instalação do coletivo de artistas 3 Pontos… (Ricardo Gonçalves, Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa), uma instalação a três dimensões que parte da dicotomia fundamental entre a guerra e a paz.
No exterior estão dispostos os cartazes de artistas ucranianos da campanha "Stand with Ukraine” e ilustrações do estúdio Aza Nizi Maza, conhecido por transformar o seu espaço criativo num abrigo durante a guerra e por dar voz, através da arte, ao olhar das crianças em tempo de conflito. Já no interior, a Casa da Democracia abre-se um refúgio improvável. No dia da inauguração da UIVO, em sussurro, no momento do voto, o ator Pedro Lamares fará uma performance simbólica, surgindo como um fio de esperança que resiste no escuro — uma promessa ou um aviso.
O Mercado da Ilustração regressa ao Café Concerto do Fórum da Maia. A partir do dia 12 de dezembro e até ao dia 14 estarão representadas várias editoras e ilustradores como Bartłomiej Kiełbowicz, Amanda Baeza, Cátia Vide, Helena Sá, Carolina Monteiro, Fabricia Melo, Vitoria Silis (MIEI), IPCA, etc. Ao longo destes três dias, o Mercado da Ilustração tem livros e ilustrações à venda, oficinas para crianças e jovens por Núria Tomàs Mayolas e Angelina Pereira, a hora do conto com Carina Novo, o lançamento de livro “Natália” com a ilustradora Eva Evita e uma masterclass e workshop com Isidro Ferrer, um dos mais destacados nomes da ilustração e do design espanhol.
E, se no espaço interior, a UIVO obriga-nos a pensar e a questionar a possibilidade do Amor em tempos de guerra, no espaço exterior a Ilustração voltará a sair à rua num “Uivo que espalha Amor”, com mais de 100 cartazes produzidos por estudantes do ensino superior disseminados pelas ruas do concelho da Maia.
A UIVO Fora de Portas terá ainda expostas na Praça do Fórum da Maia, 11 ilustrações concebidas pelos alunos de Escolas de Ensino Superior Artístico, como a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; a Escola Superior de Educação-IPPorto; o Instituto Politécnico Cávado e Ave; e a Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto.
As paredes exteriores do Fórum da Maia voltam a receber ilustrações em grande formato, desta vez coube ao artista mexicano David Álvarez apresentar uma série composta por quatro ilustrações.
A 14 de dezembro, acontece ainda a masterclass e um workshop com Isidro Ferrer, um dos mais destacados nomes da ilustração e do design gráfico espanhol.
Cláudia Melo: Curadora e diretora artística independente. Com formação na área artística, assume desde 2012 práticas de direção artística, curadoria e consultadoria artística de projetos públicos e privados. Curadora da Uivo - Mostra de Ilustração da Maia desde 2019.
Artistas Confirmados: Ahmed ElKhalidi (Jordânia); Amanda Baeza (Chile/Portugal); Angelo Abu (Brasil); Bartek Kiełbowicz (Polónia); Charlie Guerreiro (Portugal); Chila Mochila (Portugal); Damien Glez (França/Burkina Faso); Daniel Garcia (Portugal); David Álvarez (México); Deimante Rybakoviene (Lituânia); Delfim Ruas (Portugal); Edgar Vargas Ávila (Venezuela); Elisabeth Pérez Fernández (Espanha); Fahd Al-Bahady (Síria); Fuad Alyamani (Estado da Palestina - Cisjordânia); Hani Abbas (Síria); Inês da Fonseca (Portugal); Isidro Ferrer (Espanha); João Vaz de Carvalho (Portugal); Karolis Strautniekas (Lituânia); Mar Reboredo (Argentina); Mo Qasem (Estado da Palestina); Mohammad Sabaaneh (Estado da Palestina); Mykhailo Skop (Ucrânia); Núria Tomàs Mayolas (Espanha); Pedro Ribeiro Ferreira (Portugal); Rabbit Hutch (Austrália); Ricardo Ladeira (Portugal); Rui Vitorino Santos (Portugal); Sonja Danowski (Alemanha); Twożywo (Polónia); Vasco Gargalo (Portugal); Yaroslava Yatsuba (Ucrânia); Aza Nizi Maza (Ucrânia); Karolis Strautniekas (Lituânia); Poster Territory; Coletivo 3 Pontos… (Jacinta Costa, Carlos Casimiro Costa e Ricardo Gonçalves - Portugal), entre outros.
Terça-feira a domingo, das 10h às 22h
Gratuito
PROGRAMAÇÃO GERAL
“UM MUNDO (S)EM GUERRA”
Exposição
Obras de mais de 40 artistas nacionais e internacionais
Galerias do Fórum da Maia
12 dezembro de 2025 a 1 março de 2026
Terça a Domingo, das 10h às 22h
“THE CHILDREN’S DREAMS”
(OS SONHOS DAS CRIANÇAS)
Galerias do Fórum da Maia
Residência artística - Mural ilustrado com o artista Fuad Alyamani
Ação colaborativa
11 e 12 dezembro
Oficinas temporárias de participação livre
13 e 14 dezembro, das 10h30 às 19h
O artista palestiniano Fuad Alyamani, nascido em Ramallah em 1996, estará em residência artística na UIVO 15, onde desenvolverá um projeto que articula o seu percurso visual com a energia criativa da comunidade local. Formado em Arte Contemporânea pela Universidade de Birzeit, Alyamani tem vindo a afirmar-se internacionalmente através do seu trabalho em artes visuais, pintura mural e media digitais, com exposições em cidades como Ramallah, Bethlehem, Cairo, Amã, Dubai, Bratislava, Praga, Washington e Madrid.
O seu percurso é marcado por um contacto contínuo com crianças e jovens, quer através de ações educativas, quer de colaborações em projetos comunitários, dimensão que se torna central nesta residência. Fuad participou e liderou diversas iniciativas artísticas com grupos juvenis, incluindo a criação de murais em parceria com municípios e coletivos culturais na Palestina, bem como projetos de intervenção visual ligados à memória, identidade e resiliência.
O fazer colaborativo é aqui essencial. Em “The Children’s Dreams”, Fuad Alyamani conduzirá oficinas com crianças e jovens da comunidade, trabalhando inicialmente a perceção dos diferentes contextos vivenciais- locais de guerra e de paz. Mostrará como vivem as crianças em zonas de conflito, nomeadamente na Palestina e convidará os participantes a imaginar, desejar e pintar os sonhos de um mundo melhor, onde todas as crianças tenham os seus direitos fundamentais cumpridos, possam viver em liberdade e paz, e onde a infância seja protegida independentemente do lugar onde se nasce. Esta abordagem evidencia que, apesar das diferenças contextuais, os sonhos das crianças são “o sonho do mundo”, e que a criação coletiva é um gesto de construção da paz.
Inspirando-se nos temas e linguagens visuais que atravessam a sua obra- da relação entre território e imaginação às narrativas gráficas presentes nas suas ilustrações e trabalhos digitais - Fuad orientará sessões de experimentação que convidam cada participante a expressar-se, construindo uma imagem comum a partir de múltiplos olhares.
A ação transformará algumas paredes da exposição da UIVO 15 num espaço vivo de encontro: um território partilhado onde a arte se torna diálogo, a criação desafia fronteiras, e cada gesto, cor ou traço se inscreve numa obra que nasce da colaboração. O mural final será não só o resultado de um processo artístico, mas também o testemunho da força simbólica que emerge quando comunidade, infância e prática artística se entrelaçam.
“A CASA DA DEMOCRACIA”
Galerias do Fórum da Maia
Instalação
3 Pontos… (Ricardo Gonçalves, Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa)
Performance
de Pedro Lamares
12 de dezembro
Concebida pelo coletivo de artistas 3 Pontos… (Ricardo Gonçalves, Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa) para a UIVO 15, esta instalação/ilustração tridimensional parte da dicotomia fundamental entre a guerra e a paz, onde um mundo sonhado e um mundo ferido coexistem como duas metades inquietas da mesma realidade.
A estrutura frágil, mas ao mesmo tempo resistente, despretensiosa, feita de cartão, recebe no exterior os cartazes de artistas ucranianos uma coleção de pósteres de artistas ucranianos da campanha internacional "Stand with Ukraine" organizada pelo The 4th Block e pela *Poster Territory, bem como ilustrações do estúdio **Aza Nizi Maza, conhecido por transformar o seu espaço criativo num abrigo durante a guerra e por dar voz, através da arte, ao olhar das crianças em tempo de conflito.
Nas faces expostas ao mundo, a casa surge suja, inquieta, marcada por um desassossego que pulsa; cada imagem é também uma voz, um sinal, um tremor.
Ao atravessarmos o limiar, porém, o ambiente muda. No interior abre-se um refúgio improvável: ali cresce, de cabeça para baixo, uma oliveira invertida, raízes suspensas à procura de terra; há uma urna e um espaço de voto, pequenos altares laicos onde se celebra o gesto fundador da democracia - o simples e luminoso “ato de escolher”.
Em sussurro, no momento do voto, o ator Pedro Lamares fará, no dia da inauguração da UIVO, uma performance simbólica, surgindo como um fio de esperança que resiste no escuro — uma promessa ou um aviso.
A instalação afirma que a paz só pode existir num mundo democrático, sustentado pelo exercício livre da escolha e pela participação ativa de cada um. Entre a ruína e a possibilidade, a expõe a tensão das vivências contemporâneas e convoca o visitante a manter acesa essa luz mínima e absolutamente vital.
*https://www.rukharthub.com/graphics-of-the-war/
** https://www.posterterritory.com/aza-nizi-maza-studio/
Aza Nizi Maza
Aza Nizi Maza é um estúdio de arte para crianças e adultos, fundado por Mykola e Maria Kolomyets em 2012.
O nome do estúdio vem do filme "8 e Meio", de Federico Fellini. Nele, o mago sugere essa palavra ao personagem principal, dizendo que a criatividade é impossível sem ela. Trata-se da palavra "Anima", ou seja, "alma", pronunciada em código infantil, onde se adiciona uma sílaba com "z" a cada letra: A (za) NI (zi) MA (za).
Antes da guerra, o estúdio "AZA NIZI MAZA" era um espaço artístico criativo e inovador. Desde o primeiro dia da guerra, o espaço tornou-se um abrigo antiaéreo e um ponto de passagem por onde muitas pessoas já passaram. Ali, no subsolo, Mykola Kolomyets cria um diário em forma de cartazes, "O QUE EU VEJO", no qual os trabalhos das crianças do estúdio são analisados no contexto da guerra. Este projeto recebeu muita atenção na Ucrânia e no exterior.
Todas as vendas das ilustrações Aza Nizi Maza, revertem a favor das vítimas de guerra da Ucrânia.
“ILUSTRAÇÃO SAI À RUA”
Um uivo que espalha amor
Fórum da Maia e espaço público
A “ILUSTRAÇAO SAI À RUA” afirma-se como um veículo de excelência para a disseminação de mensagens que apelam à paz e ao diálogo. Ao ocupar o espaço público com arte, abre caminho a novas formas de encontro e reflexão coletiva.
Simultaneamente, cria oportunidades reais para ilustradores emergentes, especialmente estudantes, oferecendo-lhes visibilidade, contexto profissional e a possibilidade de integrarem uma prática artística que valoriza a partilha de conhecimentos e experiências. Esta ação contribui para a coesão territorial e social, fortalecendo laços comunitários e promovendo uma convivência aberta, saudável e inclusiva entre todos.
“UIVO FORA DE PORTAS”
Exposição de ilustração em espaço público
Praça do Fórum da Maia
12 de dezembro de 2025 a 1 de março de 2026
Nesta edição, as 11 ilustrações que compõem a “UIVO FORA DE PORTAS” foram concebidas pelos alunos de Escolas de Ensino Superior Artístico- Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Mestrado em Ilustração, Edição e Impressão; Escola Superior de Edução - IPPorto (CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica; Instituto Politécnico Cávado e Ave (CTeSP Ilustração e Arte Gráfica); Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto (Licenciatura em Design de Comunicação).
“FÓRUM ILUSTRADO”
Daniel Álvarez
Fórum da Maia - Exterior
12 de dezembro de 2025 a 1 de março de 2026
A ilustração toma conta das paredes do Fórum da Maia com uma série de 4 ilustrações, em grande formato, do artista mexicano Daniel Álvarez.
“CARTAZ ESPALHA AMOR”
Concelho da Maia
A partir de 12 de dezembro
100 cartazes expostos nas ruas do concelho da Maia com propostas de ilustração dos concebidas pelos alunos Escolas de Ensino Superior Artístico - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Mestrado em Ilustração, Edição e Impressão); Escola Superior de Educação - IPPorto (CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica); Instituto Politécnico Cávado e Ave (CTeSP Ilustração e Arte Gráfica); Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto (Licenciatura em Design de Comunicação), tendo como referência o tema da Mostra “Um Mundo (S)em Guerra”.
As propostas da conceção das ilustrações são integradas nos conteúdos programáticos das diversas unidades curriculares de cada escola.
“MERCADO DE ILUSTRAÇÃO”
Fórum da Maia
12 dezembro - 16h30 às 24h
13 dezembro - 10h30 às 19h
14 dezembro - 10h30 às 19h
Esta 2ª edição do Mercado de Ilustração reúne editoras, ilustradores e um conjunto de atividades dedicadas à ilustração, ao livro ilustrado e à criação artística. Com participação de editoras como Truz-Truz e ilustradores convidados como Bartłomiej Kiełbowicz, Amanda Baeza, Cátia Vide, Helena Sá, Carolina Monteiro, Fabricia Melo, Vitoria Silis (MIEI), entre muitos outros, o evento abre espaço para encontros, descobertas e partilha criativa.
Ao longo de três dias - 12, 13 e 14 de dezembro - o Mercado oferece vendas de livros e ilustrações, oficinas para crianças e jovens por Núria Tomás Mayollas e Angelina Pereira, a hora do conto com Carina Novo, o lançamento de livro “Natália” com a ilustradora Eva Evita e uma masterclass e workshop com Isidro Ferrer, um dos mais destacados nomes da ilustração e do design espanhol.
A programação inclui oficinas sobre paz e empatia, atividades de desenho inspiradas em livros, lançamentos de livro, sessões de leitura e um espaço aberto para famílias, educadores e amantes da ilustração.
O evento decorre no Café Concerto e Pequeno Auditório do Fórum da Maia, convidando o público a celebrar a imaginação, a criatividade e o poder das histórias.
Editoras
Truz-Truz
Tcharan
Kalandraka
Ilustradores
Amanda Baeza
Bartłomiej Kiełbowicz
Carlos Guerreiro
Fuad Alymani
Angelina Pereira
MIEI (Cátia Vide, Helena Sá, Carolina Monteiro, Fabricia Melo, Vitoria Silis, Luiza Griebeler Souza) entre outros
Programa sujeito a alterações. Para mais informações, por favor, consulte o programa atualizado da UIVO15, disponível em https://www.cm-maia.pt/viver/cultura
PROGRAMAÇÃO MERCADO DE ILUSTRAÇÃO
OFICINAS
“NO MEU MUNDO NÃO HÁ GUERRAS”
Oficina para crianças e jovens dos 5 aos 14 anos
Orientação de Angelina Pereira
Café Concerto do Fórum da Maia
12 dezembro, a partir das 21h30
Vem imaginar, desenhar e criar um mundo cheio de paz e amizade!
Nesta oficina, vamos conversar sobre o que é a guerra e como ela afeta as pessoas, os animais e o planeta.
Juntos, vamos descobrir como podemos representar a paz através da ilustração, recortes e colagens.
Vamos pensar em perguntas como: Como ilustrar a paz? Como mostrar que o mundo pode ser melhor sem guerras?
No final, cada participante vai criar a sua mensagem de paz, feita com cor, imaginação e alegria!
“Tenho um tanque de brincar”
Oficina para crianças dos 6 aos 12 anos
Orientação de Núria Tomás Mayolas
Café Concerto do Fórum da Maia
13 e 14 de dezembro, 15h
Oficina de desenho inspirada no livro “Tenho um tanque de brincar”, de Pere Martí I Bertran, com ilustrações de Núria Tomás Mayolas, uma obra que recorda que a guerra está muito longe de ser um jogo.
A atividade destaca a mensagem central do poema: pequenos gestos individuais têm potencial para desencadear mudanças reais na sociedade, sensibilizando o público jovem para a importância da empatia, da paz e da responsabilidade coletiva.
Inscrições: https://forms.gle/rYTGj1MsR47LYnNT6
Hora do Conto
Com Carina Novo (Histórias de Ler e Contar)
Café Concerto do Fórum da Maia
13 de dezembro, 11h30
Nesta hora do conto, abrimos livros que falam de tempos difíceis — guerras, medos, partidas — mas deixamos que deles brotem luz, esperança e caminhos possíveis.
Entre palavras suaves e imagens que abraçam, descobrimos que as histórias têm a força de transformar o mundo: ensinam-nos a cuidar, a escutar, a imaginar e a partilhar.
Aqui, cada página é um gesto de afeto, cada personagem um convite à empatia, e cada conto uma pequena semente de magia capaz de tornar o amanhã mais bonito.
Lançamento do livro “Natália”
Truz Truz Editora
Café Concerto do Fórum da Maia
14 de dezembro, 11h
Apresentação do novíssimo livro “Natália”, uma história escrita e encenada por crianças da Associação Cultural e de Educação Popular (ACEP, Viana do Castelo) que quiseram levar ao palco a sua ideia de Natal. Com a colaboração audaciosa de adultos, a sua história é hoje este livro ilustrado por Eva Evita. Do que estás à espera para a contares?
Durante o evento, haverá a presença da ilustradora e da editora Truz Truz, proporcionando uma oportunidade única para conhecer o processo criativo por trás desta história que celebração a imaginação, a colaboração e a amizade!
Masterclass e Workshop com Isidro Ferrer
Fórum da Maia
14 de dezembro, 15h (masterclass) e 16h (workshop)
Isidro Ferrer (1963, Zaragoza) é um ilustrador e designer espanhol conhecido pelo humor visual e pelo uso criativo de objetos do quotidiano. Ex-actor de teatro, leva essa sensibilidade narrativa para seus cartazes, livros e esculturas-objeto. Recebeu o Prémio Nacional de Design (2002) e o Prémio Nacional de Ilustração (2006), sendo hoje uma das figuras mais reconhecidas do design gráfico espanhol.
Inscrições: https://forms.gle/5HnrVncxytkYaqxAA
Evento de encerramento
Apresentação do Catálogo UIVO 15
Pequeno Auditório do Fórum da Maia
28 de fevereiro, 17h30
No dia 28 de fevereiro de 2026, o Fórum da Maia acolhe o lançamento e apresentação do catálogo da UIVO 15 – Mostra de Ilustração da Maia. O encontro reúne a curadora, os artistas e os convidados — entre os quais está já confirmada a presença de Ana Biscaia — em torno de “Um Mundo (s)em Guerra”, revisitando as obras, os processos e os diálogos que marcaram a exposição.
SERVIÇO EDUCATIVO
OFICINAS DE ILUSTRAÇÃO
Concebidas e orientadas por Eva Evita e Catarina Gomes
“MÃOS NO AR(te)!”
Oficinas para crianças entre os 7 e 12 anos
E tu, protestas? Como imaginas um mundo cheio de paz e amor?
O que poderemos mudar para que isso aconteça? No mundo, no país, na tua rua, na tua escola ou até na tua casa.
Nesta oficina colaborativa vamos transformar os teus desejos e opiniões e, através do desenho e de outros materiais plásticos, criar uma faixa, cartazes ou uma multidão que grita palavras de ordem, como se estivéssemos a preparar uma grande manifestação. Vem dar forma às tuas ideias e mostrar aquilo em que acreditas!
Famílias:
11 de janeiro, domingo, 10h
24 de janeiro, sábado, 10h
Inscrições: https://forms.gle/ua1Yr8WDiqMboVoDA
Escolas*:
5 de janeiro, segunda, às 10h e às 14h30
6 de janeiro, terça, às 10h
7 de janeiro, quarta, às 14h30
12 de janeiro, segunda, às 10h e às 14h30
13 de janeiro, terça, às 10h e às 14h30
VISITAS GUIADAS
Público geral
25 de janeiro, domingo, às 10h30
1 de fevereiro, domingo, às 10h30
Escolas
2 de fevereiro, segunda, às 10h30 e 14h30
9 de fevereiro, segunda, às 10h30 e 14h30
*As atividades do Serviço Educativo são gratuitas, mediante inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt, sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.
UIVINHO 8
Mostra de Ilustração Infantil
Fórum da Maia
31 de janeiro a 1 de março de 2026
Uma grande instalação coletiva criada com as crianças, pelas crianças!
A UIVINHO 8 apresenta uma instalação coletiva vibrante e cheia de imaginação, construída a partir dos trabalhos desenvolvidos ao longo das sessões do Serviço Educativo da UIVO 15. Este ano, a exposição transforma-se num território visual habitado por bandeiras, faixas, cartazes e muitas outras surpresas, onde cada elemento foi criado por mãos pequenas com ideias enormes.
A mostra reúne desenhos, palavras, símbolos e invenções que nasceram das explorações das crianças durante as oficinas- um universo onde a liberdade criativa se manifesta em cores, formas e mensagens que ocupam o espaço como uma celebração da expressão infantil.
A UIVINHO 8 será mais do que uma exposição: será um manifesto poético e espontâneo, uma paisagem construída em comunidade, onde a imaginação cresce em conjunto e onde cada criança encontra um lugar para a sua voz.
Uma “instalaçãoilustração” que revela aquilo que só as crianças sabem mostrar: mundos possíveis, visões corajosas e a alegria de criar em coletivo.
Com as crianças, pelas crianças — e para todos!
Inaugura dia 31 de janeiro, às 16h
INFORMAÇÕES
Ficha Técnica
Promotor
Câmara Municipal da Maia
Pelouro da Cultura
Presidente da Câmara Municipal da Maia
António Silva Tiago
Vereador do Pelouro da Cultura
Mário Nuno Neves
Chefe da Divisão de Cultura
Sofia Barreiros
Curadoria e Programação
Cláudia Melo
Produção
ªSede
Apoio à Produção e Montagens
Daniel David, Pedro Miranda
Serviço Educativo
Eva Evita e Catarina Gomes
Grafismo
Luís Nobre (lina&nando)
Assessoria de Imprensa
Maria Guimarães Serôdio, Sara Oliveira
Gestão de Redes Sociais
Pedro de Sousa
Equipa Municipal
Adriano Freire, Alex Costa, Ana Pereira, Carla Andrade, Carla Araújo, Conceição Couto, Conceição Ribeiro, Dora Couto, Nuno Marinho, Paula Mendes, Rui Pinto, Rui Sobral, Teresa Sá, Vítor Silva
Parcerios
BNP (Biblioteca Nacional de Portugal)
Arquivo Municipal do Porto
Poster Territory
The 4th Block Trienal
Apoio à curadoria
Tubopack
Colaborações
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Mestrado em Ilustração, Edição e Impressão)
Escola Superior de Educação - IPPorto (CTeSP de Ilustração e Produção Gráfica)
Instituto Politécnico Cávado e Ave (CTeSP Ilustração e Arte)
Universidade Lusófona - C. Univ. Porto (Licenciatura em Design de Comunicação)
Fórum da Maia
Morada: Fórum da Maia, Rua Eng.º Duarte Pacheco 4470-174 Maia
Telefone: 22 940 8643
Horário: Terça-feira a domingo, das 10h às 22h
Entrada: livre
Como chegar:
Metro - Linha verde - Estação Fórum Maia
Autocarro STCP - 600 e 604
Contactos
Câmara Municipal da Maia
Website: https://www.cm-maia.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/municipiomaia/
Instagram: https://www.instagram.com/camara_municipal_da_maia/
Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia
Website CM Maia (Cultura): https://www.cm-maia.pt/viver/cultura
Email para informações culturais/marcações: infocultura@cm-maia.pt
Facebook ("Maia Cultura"): https://www.facebook.com/culturamaia/
Instagram (@maia_cultura): https://www.instagram.com/maia_cultura/
Visit Maia
Website: https://visitmaia.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/VisiteMaia/
Instagram: https://www.instagram.com/visitmaia_oficial/
UIVO – Mostra de Ilustração da Maia
Facebook: https://www.facebook.com/uivoilustra/
Instagram: https://www.instagram.com/mostra_ilustracao_maia/