Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

UIVO 11 - Mostra de Ilustração da Maia

08 Dez a 20 Fev
Adicionar a calendário 2021-12-08 00:00:00 2022-02-20 00:00:00 Europe/Lisbon UIVO 11 - Mostra de Ilustração da Maia Evento
UIVO 11 - Mostra de Ilustração da Maia
Bina Tangerina
catarina_gomes_4
catarina gomes _2598
Cópia de pedro sim
Cópia de Duas Casas 1_AnabelaDias
Diogo Cottim
Foto_Luis_Cepa
Filipe Abranches _ Robot_BIG_cor
helena rocio janeiro _tabaco
Duas Casas 2_AnabelaDias (1)
Hélia Aluai
HelderTeixeiraPeleja
Joana Latka_ Ilha_9
joana Latka_ilha_5
amazonia_franciscasousa
Luis Ribeiro ( Zeros )
Pedro Sim _3
Mural
helena rocio janeiro _urso
Perfil
Luis Ribeiro ( Zeros ) 7
pedrosim
UIVO_post_4
UIVO_post_3
UIVO_post_1
UIVO_post_2
Yara Kono
Cultura

9 de dezembro a 20 de fevereiro
Fórum da Maia
UIVO 11
MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, promove, a 11ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia, entre 9 de dezembro e 20 de fevereiro. A inauguração está marcada para as 16h00 do dia 8 de dezembro.

Dando continuidade a um longo percurso e incentivo na área da ilustração, esta nova edição apresenta um conjunto diversificado de artistas e autores consolidando a importância desta forma de expressão artística. O programa paralelo da Mostra é direcionado a públicos de todas as idades elevando assim a multiplicidade também dos visitantes.

A UIVO apresenta, na sua 11ª edição, uma exposição na qual participam mais de 40 artistas e ilustradores nacionais e internacionais, um Mural Ilustrado, um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias, mas também um conjunto de workshops/oficinas desenhados para os alunos das escolas do concelho. A 4ª edição da Uivinho -Mostra de Ilustração Infantil da Maia que reúne os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Com curadoria de Cláudia Melo, a mostra tem como tema “Construções e imaginários para novas (?) utopias” , transversal a toda a programação.
Propõe-se uma reflexão acerca da necessidade de ideação de novas utopias. Através de um conjunto de peças artísticas que se formalizam através da ilustração nas suas diversas categorias, juntam-se imaginários individuais que, em diálogo coletivo, apresentam-se como possíveis imagens dos “lugares ideais”. Haverá brechas possíveis para as novas utopias, ou mastigam-se as velhas transfigurando-as ?
Imerso em múltiplas dimensões de crises de natureza trágica (saúde, economia, política, ambiente), o horizonte da ação - reflexivo e estético- pretende-se alargado.
Convocam-se os imaginários, permite-se e entusiasma-se a volta ao sonho, à idealização de um novo topos, que pode ser entendida como mecanismo de defesa e sobrevivência dos sistemas e ecossistemas - emocional, psíquico, biológico, ambiental, científico.
Através da ilustração abordam-se temas assentes nas urgências para a definição real ou imaginada das novas ecologias, do pensamento crítico, das políticas instauradas, do corpo, do sujeito e até da filosofia.

O evento decorrerá sob as orientações da Direção Geral de Saúde. Obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID-19 da União Europeia ou comprovativo de teste negativo até 48 horas antes do evento. Uso obrigatório de máscara.

ARTISTAS

Afonso Cruz, Ana Margarida Matos, Anabela Dias, Ana Biscaia, Bina Tangerina, Catarina Gomes, Cinara Saionara, Clara Não, Diogo Cottim, Filipe Abranches, Hélder Peleja, Helena Rocio Janeiro, Joana BC , Joanna Latka, João Carola, João Drumond, José Manuel Saraiva, Leonor Violeta, Luís Ribeiro (Zeros), Mariana Rio, Rui Vitorino Santos, Nicolau, Pedro Sim, Peri Hélio, Sérgio Condeço, Soraia O., Teresa Arega, Teresa Rego, Valter Hugo Mãe, Yara Kono, Madalena Matoso, Eva Evita, Cristina Viana, Miguel Bragança, Ricardo Nicolau de Almeida, Tiago Guerreiro, Francisca Sousa, Luís Cepa, Hélia Aluai, Ana Margarida Matos, Imune, Cátia Vide, Liqen Jakala, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

UIVO 11
EXPOSIÇÃO “CONSTRUÇÕES E IMAGINÁRIOS PARA NOVAS (?) UTOPIAS”
Exposição de ilustração composta por obras de mais de 40 artistas. As obras integrantes desta exposição diferem propositadamente na sua expressão e linguagem individual, mas partem sempre do mesmo referencial – o da necessidade e da capacidade de ideação de novas utopias.
As propostas apresentam-se em diferentes expressões e materializações, como a ilustração digital, editorial, artística, gráfica, tridimensional e de carácter instalativo.
Galerias do Fórum da Maia
Terça-feira a domingo, das 10h às 22h
Gratuito

MURAL ILUSTRADO
Execução de um mural ilustrado na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, pela artista Helena Rocio Janeiro. A intervenção será constituída por um tríptico, que se revelará completa ao subirmos as escadas da biblioteca. Partindo de um primeiro mural onde se encontra o público e o edifício (o material, o concreto) as palavras acompanham a subida numa narrativa de questionamento, descoberta e de reflexão profunda e íntima, numa perspetiva esperançosa.
Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
Data de inauguração: 8 dezembro 2021

SERVIÇO EDUCATIVO
OFICINA ILUSTRÁRIO IMAGINÁRIO
Oficinas para escolas do concelho e para famílias, onde se desenhará uma coleção de utopias. Nela cabem plantas, animais, paisagens, planetas, seres reais e imaginários. Das manchas viaja-se até às figuras e volta-se. Exploram-se técnicas de ilustração diferentes, e torna-se especial cada elemento da nossa coleção. Que histórias nos podem contar?

Oficinas para escolas
10 dez (6a); 14 dez (3a) ; 10 jan (2a); 11 jan (3a); 14 jan (6a)
Horário: 10h às12h e 14h às16h

Oficinas para famílias
11 dez (sáb); 12 dez (dom); 15 jan (sáb); 16 jan (dom)
Horário: 10h às12h
Local: Fórum da Maia
Inscrição: a oficina é gratuita mediante inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt
Ações concebidas e orientadas pelo COLETIVO A R i S C A (Inês Soares | Patrícia do Vale | Raquel Sambade)

VISITAS GUIADAS
Ao longo de uma hora os visitantes terão oportunidade de descobrir a exposição da Mostra de Ilustração patente nas galerias do Fórum da Maia, através de uma visita orientada pelo coletivo ARISCA.

Visitas para público em geral
Horário: 11h às 12h
Datas: 22 Janeiro e 5 Fevereiro
Local: Fórum da Maia

Visitas para escolas

Horário: 14h às 15h
Data: 25 janeiro e 3 fevereiro
Local: Fórum da Maia

UIVINHO 4
MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO INFANTIL DA MAIA
Exposição com os trabalhos resultantes das oficinas de ilustração, cujo tema é “ Ilustrário Imaginário”, realizados com os alunos das escolas do concelho da Maia e nas oficinas com famílias programadas para o Fórum da Maia. A atividade pretende dar palco aos “jovens artistas “que aqui expõem os trabalhos desenvolvidos através de processos lúdico-pedagógicos.

Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
5 a 26 de fevereiro de 2022
Inauguração: 5 fevereiro às 16 horas
Horário: segunda-feira das 18h00 às 23h00 / terça-feira a sexta-feira das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

A ILUSTRAÇÃO SAI À RUA
EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO EM ESPAÇO PÚBLICO
16 ilustrações de diferentes autores serão expostas na praça adjacente ao Fórum da Maia. Esta exposição pretende possibilitar uma aproximação à comunidade, privilegiando o espaço público como meio de atuação e de comunicação com o público.

Praça do Fórum da Maia
Data: 5 a 26 de fevereiro de 2022

OFICINA VOLANTE “O CORPO DO(NO) FUTURO”
Oficina de Rua
Como é que vamos ser no futuro, daqui a muito tempo, com todas as mudanças que estamos a atravessar? De que forma podemos imaginar, será que nos conseguimos ilustrar? Vamos conhecer os artistas da UIVO 11 -dentro e fora de poetas- para ver o que andam a magicar, talvez nos possamos relacionar!
Viajando no tempo e pondo mãos à obra, vamos criar: um corpo futuro sem limites para imaginar. Como se irá chamar?

5, 12 e 19 de fevereiro 2022
10h30 às 12h30
Púbico alvo: famílias
Local: Fórum da Maia - Espaço exterior
Funcionamento: por inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt ou para quem passa.
Ação concebida e orientada pela ESE-IPP – Escola Superior de Educação Instituto Politécnico do Porto.