![]()
9ª Edição da “ROTA DAS CEBOLAS BTT WEEKEND 2015”
Uma das mais emblemáticas provas de BTT da Maia está de volta, sendo que a edição deste ano irá contar com centenas de participantes e um conjunto de iniciativas inovadoras.
Irá realizar-se, entre os dias 4 e 6 de setembro, no Mercado do Câstelo da Maia, a 9º Edição da “Rota das Cebolas BTT Weekend”.
Esta prova apoiada pela Câmara Municipal da Maia, contará com a presença de mais de 500 participantes, os quais irão participar em diversas provas de BTT, incluindo a “Mega Cipollina”, um desafio autónomo onde o praticante será guiado por GPS, sendo esta etapa considerada de nível elevado, e o “Cebolas Lusco-fusco” onde os atletas poderão disfrutar de um passeio de BTT noturno.
Esta competição além de adrenalina e momentos emocionantes, também terá lugar a diversos momentos lúdicos e didáticos, como o Colóquio e os workshops integrantes das Jornadas Técnicas das Cebolas. Durante os momentos de maior descontração e lazer os praticantes e o público poderão ainda participar no Mega Evento de Zumba, e assistir aos Concerto Encore e The Step.
Para os mais pequenos, o sábado dia 5, será especial pois é-lhes inteiramente dedicado. Para isso foram organizados um conjunto de diversões, que vão desde as pinturas faciais, demonstrações de ténis de mesa, vários insufláveis, os tradicionais palhaços e ainda muitas outras surpresas que apenas serão desvendadas nos dias do evento.
O espaço onde se realiza este evento contará ainda com a Aldeia das Cebolas e das Tasquinhas, onde estarão presentes diversas barracas com iguarias regionais, muitas delas confecionadas com cebola e outras exclusivamente preparadas apenas com cebola, diversas bebidas tradicionais também poderão ser degustadas neste local.
O nome da “Rota das Cebolas” nasceu de uma tradição existente há mais de 100 anos, a qual reunia centenas de produtores de cebolas de todo o norte de Portugal, por ocasião das Festas de Santo Ovídeo, na afamada Feira das Cebolas. Essa tradição correu o risco de desaparecer, mas em 2007 procurando reavivar esse costume foi possível a atrair novamente até ao local centenas de pessoas, não para trocar cebolas mas para praticar desporto, neste caso o BTT.
Sexta, 4 de Setembro