![]()
Lugar e Território
De 5 de novembro a 5 de dezembro estará patente no Fórum da Maia a Exposição Coletiva de Fotografia Documental dos projetos de João Gigante e Sofia F. Augusto no âmbito do MESTRADO EM COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL, do ESMAE, IPP.
O projeto “Salto: da memória ao território”, de João Gigante, assenta num conjunto de conceitos que abordam uma relação entre a revisitação a um passado familiar, através das fotografias de família, e a construção documental fotográfica e sonora tendo o território e a fronteira como resposta.
Para além destas questões territoriais, e porque se fala de perceção, simultaneamente explora-se também a forma como a passagem do tempo altera a leitura de um lugar (num sentido plástico), estendendo-se ainda à criação de “heterotopias” num jogo manipulativo de desfragmentação-recomposição-representação, onde a ficção se confunde com a memória, num desafio à capacidade mnemónica do observador.
A denominação de “Perceptório” provém da aglutinação da palavra “perceção” com a de “observatório”, pois este projeto revela-se como uma experiência “laboratorial” que, a partir da exploração das impressões sensoriais, transforma a experiência do lugar e nos transporta para a ideia de como este é re-definido pelo Homem tanto no plano físico como no psíquico.