![]()
Recital lírico “Paula Rego – Óperas Pintadas”, com Teresa da Neta (soprano) e maestro João Paulo Santos (piano)
26 de abril de 2026 | 17h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
No âmbito da exposição "Paula Rego: histórias gravadas. Da imaginação para a chapa”, que estará patente no Fórum da Maia entre 14 de março e 3 de maio, apresentamos o recital lírico temático intitulado “Paula Rego – Óperas Pintadas”, com Teresa da Neta (soprano) e maestro João Paulo Santos (piano).
Paula Rego, pintora portuguesa internacionalmente aclamada, personalidade cultural já considerada uma das 25 mulheres mais influentes a nível mundial pelo Financial Times e Doutora Honoris Causa por várias universidades internacionais; condecorada por presidentes da república portuguesa e pela Rainha Isabel II de Inglaterra, pintou na década de 80 a série de telas de grandes dimensões ÓPERAS - cada tela dedicada a uma ópera, género musical muito apreciado pela pintora.
Neste recital com projeção das telas da Série Óperas, as óperas são explicadas visualmente através dos traços de Paula Rego, chamando a atenção aos pormenores da tela e ao simbolismo presente, com apontamentos musicais e ária da ópera em questão. O recital é comentado ao longo da sua execução com suporte visual (sistema power point), mantendo e renovando o interesse do público, e incluindo a tradução simultânea das árias cantadas.
A Universalidade da Música e da Ópera permite cruzar diversos mundos: artísticos, históricos e culturais, a partir das inúmeras ligações que a partir delas se podem formar. Associando a Música a um tema cria-se uma simbiose, permitindo ao público ampliar os seus conhecimentos, ao mesmo tempo que proporciona um momento de exploração musical. A Ópera, tão frequentemente desconhecida e pouco acessível ao público em geral, é introduzida de forma simples e natural, permitindo criar pontes para uma exploração futura mais completa. O modelo destes recitais permite assim abarcar uma ampla gama de público.
Classificação etária: maiores de 10 anos
Duração: 1h15
Entrada livre até ao limite de 614 lugares sentados, sendo o acesso ao Grande Auditório do Fórum da Maia realizado por ordem de chegada.
Programa:
CARMEN, Bizet – “Je dis que rien ne m’épouvant”, Micaela
LA BOHÈME, Puccini – “Quando men vo”, Musetta
Danza Sacra e Duetto Finale d’Aida di Giuseppe Verdi, S436, Franz Liszt
RIGOLETTO, Verdi – “Caro nome”, Gilda
LA TRAVIATA, Verdi – “Addio del passato”, Violetta
FALSTAFF, Verdi -“Sul fil d’um soffio etésio”, Nanetta “
En Lágrimas, Larguetto – Ciclo sobre um Caminho Verdejante, Volume I, Janacek
FANCIULLA DEL WEST, Puccini- “Laggiù nel Soledad”, Minnie
FAUSTO, Gounod – “Je ris de me voir si belle”, Marguerite