![]()
Dia Mundial da Saúde
Comemora-se hoje, dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, efeméride criada pela Organização Mundial de Saúde para despertar as consciências para os problemas da Saúde que a Humanidade ainda enfrenta e que este ano coincide com a comemoração do 70º aniversário da OMS.
O tema escolhido para este ano foi "Saúde para todos", escolha cuja pertinência facilmente se compreende tendo em conta que se estima que metade da população mundial ainda não tenha acesso a cuidados básicos de saúde.
O chefe da secção da OMS para doenças crônicas não transmissíveis, João Breda, explicou à ONU News, que o tema deste ano reflete a prioridade da agência de não deixar ninguém para trás.
“Infelizmente, nem todas as pessoas no planeta têm acesso aos cuidados preventivos e curativos necessários. A OMS afirma reconhecer que “com um pouco mais de esforço e de investimento, seria possível melhorar significativamente os níveis de saúde prestados aos cidadãos dos diferentes países. ”
João Breda acredita que essa melhoria traz benefícios ao nível econômico e é um passo importante no sentido de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.
“Esta cobertura universal só é assegurada se todos os atores importantes neste processo forem envolvidos, desde o setor social, passando pelo setor privado, pelas diferentes áreas da educação. Estamos a falar de saúde, mas o problema só pode ser resolvido se todos estiverem comprometidos.”
Na Maia, o compromisso com a Educação passa também por um Programa Municipal de Saúde Escolar, em marcha desde 2005, que aposta nas virtudes preventivas da Educação para a Saúde, como ferrramenta eficaz para melhorar os níveis de sanitários da comunidade.
Eis alguns números, em jeito de balanço, do Programa Municipal de Saúde Escolar da Maia: