![]()
Hortíssima- Sorria é da Maia!
Evento convoca a essência da génese da antiga Maia incentivando ao cultivo doméstico, à sustentabilidade e à prática de uma vida saudável, em harmonia com a natureza.
A Maia quer recuperar o sentido de comunidade, velhos hábitos, saberes e práticas saudáveis antigas dando-lhes uma nova abordagem, com a realização do certame gastronómico. Hortíssima vai reunir todo o potencial para ser um agente ativo e fundador de incentivo à sustentabilidade ecológica, cultura dos desperdício e à agricultura, uma prática que tem caído em desuso nas últimas décadas.
O evento vai decorrer nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Parque Central da Maia e é de entrada livre. Vai ter mais de 50 atividades destinadas ao visitante, num programa interativo e diversificado, que conta com a presença de 12 chefes de cozinha, nutricionistas e enólogos. Os embaixadores do evento são a atleta Fernanda Ribeiro, o economista Silva Peneda, o escritor Rui Rosa Dias, o cantor Berg, o médico Fernando Póvoas e o pintor Jorge Curval.
O roteiro do certame passa pela ida à Praça do Petisco, um pitéu bastante apreciado pelos paladares portugueses, que contará neste caso com os sabores dos mais variados produtos hortícolas. Segue-se o bar, com vinhos da região, cocktails e bebidas com legumes, para acompanhar e realçar o sabor dos petiscos. O mercado, composto por 10 espaços de exposição vai ser uma mostra de produtos hortícolas locais, incluindo produtos colhidos em hortas particulares, potenciando a Maia como principal praça hortícola da região e valorizando a agricultura tradicional. É também neste espaço que se encontram os espaços destinados às atividades, que dinamizam o festival: a sala de provas, o showcooking e as aulas práticas, onde serão feitas demonstrações dos chefes, provas de degustação e workshops didáticos para crianças.
E porque não há legumes sem horta, não podia faltar uma neste certame! Situada num ponto estratégico, a horta vai estar em constante mutação durante os três dias, com atividades didáticas para crianças, que acabam por servir de incentivo para à produção doméstica. Música, espetáculos e ainda uma exibição de aves exóticas também vão animar a iniciativa pioneira durante os três dias.
A organização apoiada pela Câmara Municipal da Maia avança ainda com desafio de lançar a Maia no mundo dos legumes criando a marca- “Hortíssima: Sorria é da Maia!”, que pretende acima de tudo valorizar o produto e potencializar a sua comercialização. A autarquia fez avançar rapidamente o projeto, que caminha lado a lado com a doutrina levada a cabo pelo município no domínio do planeamento territorial estratégico, acreditando que o festival é uma excelente oportunidade para dinamizar a cidade e incentivar à exploração das terras férteis da Maia.
Para mais informação:
http://hortissima.pt/
https://www.facebook.com/maiahortissima/
https://www.youtube.com/watch?v=taAV2in97cM