![]()
7572
Institucional5266
Eleições Presidenciais 20266215
Notícias3965
Agenda: próximos eventos9352
Câmara Municipal8067
Assembleia Municipal9384
Apoio ao Consumidor9419
Recursos Humanos908
Polícia Municipal5957
Proteção Civil9174
Provedor dos Munícipes6860
Energia e Mobilidade2198
Planeamento4177
Reabilitação Urbana8279
Relações Internacionais8852
Inovação e Desenvolvimento1596
Gestão Urbana3188
Regulamentos Municipais1210
BUPi - Balcão Único do Prédio4285
Atendimento Municipal3677
Empresas Municipais8749
Sistema de Gestão9663
Requerimentos67
Metrologia8761
Boletins Municipais3856
Juntas de Freguesia5014
Canal de Denúncias3208
Contactos
9337
Viver7276
Investir6380
Visitar
Presidente da Câmara da Maia visita empreendimentos de habitação no âmbito do 1.º Direito
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, realizou, ao longo de dois dias, uma visita aos vários empreendimentos habitacionais em curso no concelho, no âmbito do programa 1.º Direito. A iniciativa teve como objetivo acompanhar no terreno o andamento das obras de construção e reabilitação de habitação a custos controlados, dirigidas a famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Na primeira jornada da visita, o autarca deslocou-se aos empreendimentos da Ribela, freguesia do Castêlo da Maia; Outeiro, freguesia da Cidade da Maia; Monte das Cruzes e Alvura, na freguesia de Milheirós; Joaquim Carvalho da Costa e Alvarim Vieira, na freguesia de Águas Santas, empreendimentos que integram intervenções tanto de construção nova como de reabilitação.
Já esta terça-feira, dia 3 de junho, os trabalhos prosseguiram com visitas aos projetos situados na Rua Central de Ardegães, Pisão, Timor, Regado, Afonso Henriques, na freguesia de Águas Santas e Arroteia, na freguesia de Pedrouços.
António Silva Tiago mostrou-se satisfeito com o que observou no terreno. “Foi uma visita gratificante. Fiquei muito agradado com o que vi. Temos 18 empreendimentos em curso, que totalizam 520 habitações. Estamos a fazer tudo para que fiquem concluídas dentro dos prazos estipulados”, afirmou.
O autarca destacou, no entanto, os desafios que a autarquia tem enfrentado na execução deste ambicioso plano habitacional. “É evidente que não é uma meta fácil de cumprir, porque há muitas condicionantes, nomeadamente a falta de mão de obra, escassez de materiais... e entraves administrativos que tornam o processo mais lento”.
A título de exemplo o autarca apontou as autorizações para abater sobreiros, “algo completamente kafkiano”, referindo-se à legislação nacional que regula a proteção desta espécie arbórea. “É uma lei do Estado Novo, que trata da mesma forma os sobreiros do Alentejo e os três ou quatro sobreiros existentes num terreno urbano na Maia. Isso não faz sentido,” criticou.
Apesar das dificuldades, Silva Tiago sublinhou o empenho da autarquia, das empresas envolvidas e da empresa municipal Espaço Municipal, que coordena o processo. “As empresas que ganharam os concursos são boas, têm capacidade técnica e produtiva. Estamos muito animados. A equipa da Espaço está a trabalhar muito bem, com classe, com sabedoria. Está mobilizada. E as coisas só acontecem com esta mobilização — da nossa parte, das empresas e também do IHRU.”
Sobre o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o Presidente da Câmara notou uma evolução positiva. “Estava pouco estruturado, quase em estado de sonolência, mas agora, com o programa 1.º Direito e este movimento nacional liderado pelas câmaras, está a responder melhor. Espero que continue assim, para bem das pessoas que ainda não têm uma casa digna”.
Com 16 dos 18 empreendimentos já visitados, o autarca declarou que a maioria das obras se encontra já em “velocidade de cruzeiro”. A conclusão dos projetos dentro dos prazos previstos continua a ser a grande prioridade da Câmara Municipal da Maia.
Para isso, António Silva Tiago tem apelado a uma intensificação dos trabalhos: “Pedi às empresas que alargassem o horário de trabalho até às 20h00 e que, pelo menos, trabalhem aos sábados. Isso aumenta a capacidade de execução e permite ganhar tempo”.
Desta forma, António Silva Tiago está confiante no cumprimento dos prazos – junho de 2026. “Acredito nas empresas e acredito em nós próprios. Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que os prazos sejam cumpridos e para que as pessoas possam, finalmente, ter acesso à casa que desejam, que almejam e que merecem”.
Link Maia On: https://maia.pt/2025/06/04/visita-empreendimentos-de-habitacao-no-ambito-do-1-direito/
Fotografia Mário Santos / CM Maia