![]()
5931
Institucional3701
Eleições Presidenciais 20262830
Notícias3290
Agenda: próximos eventos3662
Câmara Municipal1404
Assembleia Municipal7263
Apoio ao Consumidor8913
Recursos Humanos754
Polícia Municipal1439
Proteção Civil4032
Provedor dos Munícipes9570
Energia e Mobilidade1486
Planeamento6167
Reabilitação Urbana8872
Relações Internacionais2525
Inovação e Desenvolvimento2497
Gestão Urbana2035
Regulamentos Municipais3401
BUPi - Balcão Único do Prédio5697
Atendimento Municipal1802
Empresas Municipais8021
Sistema de Gestão8562
Requerimentos2531
Metrologia1642
Boletins Municipais4627
Juntas de Freguesia9317
Canal de Denúncias8227
Contactos
4187
Viver808
Investir5987
Visitar
Secretário de Estado da Justiça reuniu com Presidente da Câmara Municipal
O Ministério da Justiça está apostado em renovar e melhorar as conservatórias. Disso mesmo deu conta o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, ao Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, durante uma visita que realizou, esta terça-feira, ao concelho.
Para já, e tendo em conta a escassez de recursos humanos, Pedro Tavares anunciou o lançamento do primeiro concurso de recrutamento para o IRN – Instituto de Registos de Notariado. “Ainda este ano, queremos 250 funcionários nos registos e mais 50 procuradores”.
Outro dos assuntos que surgiu durante o encontro foi o mapa judiciário. Embora não sendo um assunto da sua responsabilidade, o Secretário de Estado da Justiça admitiu que há vontade do Ministério em proceder a alguns reajustamentos. Por isso, o Presidente da Câmara Municipal relembrando a “elevada industrialização” da Maia pediu-lhe para fazer chegar ao Ministério a importância de voltar a ter um Juízo Cível para tratar de ações superiores a 50 mil euros.
António Silva Tiago já solicitou à Presidente da Delegação da Maia da Ordem dos Advogados, Teresa Nogueira da Costa, que também participou no encontro, apoio para fazer um relatório sobre a realidade do Município e com o enquadramento nas necessidades. Contudo, “na minha modesta opinião, penso que à partida era necessário reforçar as condições espaciais do Tribunal de Família e Menores e consolidar os juízos do Comércio”, acrescentou.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia garantiu, ainda, total abertura para colaborar com o Ministério da Justiça.