Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Abertura ao público de e-hub de carregamento de veículos elétricos na Maia

Abertura ao público de e-hub de carregamento de veículos elétricos na Maia
lo_img_4795
04 Março 2021

Câmara da Maia abre ao público o maior hub de carregamento elétrico do país num parque de acesso público de um município

O maior parque de carregamento de veículos elétricos do país num espaço de acesso público de um município abriu esta semana ao público. Este projeto, localizado no Fórum da Maia e fruto de uma parceria com a EDP Comercial, insere-se na Ação Veículo Elétrico e Modos Suaves que integra o BaZe | Maia Living Lab – Net Zero Carbon City, promovido pela Câmara Municipal da Maia e co-financiado pelo Fundo Ambiental.

O e-Hub, localizado no coração da cidade, pretende demonstrar a visão do município do posto de combustível do futuro. Disponibiliza 10 lugares de estacionamento dedicados à promoção da mobilidade elétrica. No espaço estão instalados nove pontos de carregamento, um deles de carregamento rápido, que permite carregar o equivalente a 100 km de autonomia em apenas cerca de meia hora.

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, sublinha que “a Maia tem o objetivo de ser a primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica. Ao abrirmos o e-Hub, o maior do país, estamos a apostar na reconversão energética”. Para o presidente do Município, “a parceria com a EDP Comercial demonstra que é no juntar de vontades que construímos o futuro”.

Já o administrador da EDP Comercial com o pelouro da Mobilidade Elétrica, Pedro Vinagre, destaca: “acreditamos que a boa colaboração entre público e privado na disponibilização de serviços de valor acrescentado aos cidadãos é chave para promovermos cidades mais limpas e sustentáveis. Estamos empenhados em promover ativamente mais iniciativas que coloquem a mobilidade elétrica ao serviço das cidades e, com isso, continuar a liderar a transição energética. Estamos muito satisfeitos por podermos celebrar esta parceria com a autarquia da Maia.”

Com o BaZe, a Maia está a fomentar a descarbonização do seu território através da implementação de soluções tecnológicas que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia, como é o caso do e-HUB, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e a mudança de hábitos com vista a um estilo de vida sustentável.