Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#FiqueEmCasa

Processo Participativo – Sessões

O município pretende que a metodologia de construção deste instrumento, fundamental para planear o futuro do território da Maia, seja uma oportunidade para envolver todos os atores e agentes locais na definição das linhas estruturantes do futuro desejado para o concelho e também um esforço concertado para valorizar os projetos e os planos que o município tem em desenvolvimento.


Está em implementação um pioneiro processo participativo que se desenvolve ao longo de todas as fases do processo de revisão do PDM.

Na fase 2 – Diagnóstico convidamos a trazerem memórias do território da Maia (por exemplo na forma de fotografias antigas) para procurarmos refletir sobre os problemas e recursos da freguesia e do município, com o propósito de construir um diagnóstico colaborativo sobre o território que temos.

Na fase 3 – Tem como objetivo a construção de um conjunto de propostas territoriais e temáticas, alinhadas com os objetivos do PDM e as orientações nacionais da tutela. Algumas propostas serão concretizadas de forma experimental em colaboração com os agentes locais.
Em complemento, foi criada uma Plataforma digital de organização das memórias da Maia – fotografias antigas que pretendemos que coloquem as vossas fotografias georreferenciadas.
https://goo.gl/pjAhhU

Janeiro - março de 2020
Neste período consolidar-se-ão as propostas das ações experimentais que resultaram das sessões da fase 3 do processo participativo e serão as mesmas executadas num evento designado “PDM - Maia Experimenta”, a realizar de 14 a 29 de março, conforme programa.

 

Consulte o folheto com a descrição das fases e como participar e a metodologia do processo participativo.

Processo Participativo – Sessões Decorridas