Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Mensagem do Presidente

Covid-Check - Programa de rastreio de imunidade ao covid-19

banner_peq

 

 

 

 

 

 

Estimado(ª). Senhor(ª) Empresário(ª),

A Câmara Municipal da Maia e a Associação Empresarial da Maia assinaram no dia 28 de maio de 2020 o memorando de entendimento que estabelece a parceria para o lançamento de um programa de rastreio através da realização de testes serológicos para deteção da presença de anticorpos específicos Anti-SARS-Cov-2 junto da comunidade empresarial concelhia da Maia. Este acordo conta com a colaboração do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o Laboratório SYNLAB e a farmacêutica BIAL.
Este programa destina-se aos empresários e colaboradores de todas as empresas que laboram no território concelhio da Maia e tem por objetivo avaliar a resposta imunitária à Covid-19 e, em simultâneo, dar suporte e confiança no regresso ao trabalho. A partir da realização dos testes, é possível identificar trabalhadores que tiveram contato com o vírus e desenvolveram resposta imunológica.
Com este programa MAIA COVID CHECK as duas entidades pretendem contribuir para um regresso ao trabalho mais tranquilo.
É de realçar que o teste Anti-SARS-Cov-2 por eletroquimioluminescência, tem uma elevada sensibilidade clínica (cerca de 100%;>=14 dias após confirmação PCR) e uma especificidade de 99,81%. Este teste apresenta como garantia o facto de estar validado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e marcação CE-IVD
A pareceria estabelecida possibilita igualmente o acesso a testes de diagnóstico de Covid por RT-PCR que poderão ser necessários efetuar na eventualidade de um colaborador ter Covid-19.
Esta monitorização permanente que a Câmara Municipal promove, em franca cooperação com as entidades parceiras envolvidas no programa, visa obter a máxima prontidão possível na montagem de uma resposta rápida, técnica e cientificamente validada, para intervir caso ocorra algum eventual surto inesperado em empresas da Maia, procurando minimizar os impactos sociais e económicos no nosso ecossistema concelhio.

António Domingos da Silva Tiago
Presidente da Câmara Municipal da Maia