Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Proximidade Maior

Na sequência do projeto-piloto realizado em 2015, no dia 27 de janeiro de 2016 foram assinados os Protocolos de Cooperação entre o Município e as freguesias de Folgosa e S. Pedro Fins no âmbito do projeto “Policia Municipal, Proximidade Maior”, promovido pelos pelouros da Polícia Municipal e da Ação Social, com a parceria da Junta de Freguesia de Folgosa e de S. Pedro Fins.

 

PM_logo 

proximidade maior

O projeto “Policia Municipal-Proximidade Maior” conta com a participação ativa de cinco agentes da Policia Municipal e tem os seguintes requisitos:

  • residentes na freguesia de S. Pedro Fins e Folgosa
  • serem idosos ou adultos em situação de fragilidade
  • viverem sozinhos ou passarem a maior parte do dia sem acompanhamento
  • terem pouca autonomia
  • isolamento geográfico
  • rede de apoio social escassa ou nula

Por sua vez, são objetivos do programa:

  1. reconhecimento e contextualização de áreas de intervenção do município
  2. levantamento das necessidades de atuação da polícia municipal relativamente a matérias de relevante interesse social
  3. reconhecimento das fragilidades da população-alvo
  4. realização de ações de sensibilização personalizada e de prevenção primária
  5. garantia de proximidade e monitorização de cada um dos processos através de contacto telefónico
  6. fixação de pré-requisitos para a sinalização dos processos 

O Programa está estruturado em contatos telefónicos estabelecidos pelos agentes aos utentes do Programa, os mesmos são realizados de 2ª a 6ª, em dias alternados, com o estabelecimento de duas a três chamadas semanais, entre as 18:00 e as 21:00. No contato estabelecido é preenchida uma grelha na qual ficam registadas informações relevantes relacionadas com o utente, facilitando o posterior contacto por outro agente.

No que diz respeito à Freguesia de Folgosa, são beneficiários do projeto “Polícia Municipal-Proximidade Maior” 21 utentes, todos idosos, com parcos rendimentos e com problemas de saúde, aliado à falta de retaguarda familiar.

Em Folgosa, no ano de 2016, foram realizados 960 contactos diretos, 823 dos quais foram realizados com eficácia, e 137 sem eficácia, sendo que destes a maioria não atendeu devido ou a avaria do telefone/telemóvel ou por estarem hospitalizados/doentes.

No que diz respeito à Freguesia de S. Pedro Fins, são também 21 os beneficiários do projeto “Polícia Municipal-Proximidade Maior”, em isolamento social e geográfico, sendo que, em 2016, foram realizados 1096 contatos telefónicos, 984 dos quais foram realizados com eficácia, e 112 sem eficácia, sendo que destes a maioria não atendeu devido ou a avaria do telefone/telemóvel ou por estarem hospitalizados/doentes.

De referir que foram realizadas visitas domiciliárias pelos agentes aos beneficiários do projeto, onde, in loco, conseguiram entender no imediato as carências tanto materiais como afetivas dos mesmos, sendo que os beneficiários do projeto acolheram os agentes com muita satisfação e alegria.

Com interesse, salienta-se que quer nas visitas efetuadas, quer nos contactos telefónicos estabelecidos os utentes são alertados para a sua segurança e dos seus bens e condutas a adotar em determinadas situações.

IMG_3074

Como balanço do projeto, constata-se que há melhorias no relacionamento familiar dos beneficiários, uma vez que os agentes incentivam tanto os próprios como a família a participar mais ativamente na vida dos utentes e também na própria comunidade onde vivem, bem como o conhecimento que é dado às Juntas de Freguesia de situações existentes, e que não eram do seu conhecimento, principalmente situações de risco, em que é necessário o acompanhamento das assistentes sociais.