![]()
748
Institucional9267
Eleições Presidenciais 20262116
Notícias4535
Agenda: próximos eventos1752
Câmara Municipal6097
Assembleia Municipal7783
Apoio ao Consumidor3381
Recursos Humanos5822
Polícia Municipal9838
Proteção Civil4409
Provedor dos Munícipes6982
Energia e Mobilidade8286
Planeamento642
Reabilitação Urbana76
Relações Internacionais3741
Inovação e Desenvolvimento1213
Gestão Urbana7202
Regulamentos Municipais3744
BUPi - Balcão Único do Prédio7920
Atendimento Municipal5943
Empresas Municipais3956
Sistema de Gestão1324
Requerimentos1412
Metrologia3667
Boletins Municipais8522
Juntas de Freguesia4214
Canal de Denúncias4435
Contactos
3245
Viver4676
Investir2777
Visitar
1ª Reunião oficial da Comissão de Acompanhamento do Processo de Descentralização de Competências na área da Educação | Maia
A primeira reunião da comissão de acompanhamento e monitorização da transferência de competências, do Governo para o Município da Maia, no âmbito da Educação, decorreu no dia 9 de maio, na Quinta dos Cónegos, comissão cuja criação decorre da Decreto-lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro, que impôs a transferência para a responsabilidade dos municípios de mais competências não pedagógicas no domínio da Educação, particularmente no que respeita ao pessoal não docente e à manutenção dos edifícios e equipamentos escolares.
Neste fórum, foi apresentado o ponto de situação do processo de transferência de competências e foram identificados alguns constrangimentos e pontos a melhorar num procedimento que é considerado muito complexo e abrangente.
Nesta primeira reunião estiveram presentes, além de Emília Santos, vice-presidente da Câmara da Maia, o delegado regional da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, Sérgio Afonso, bem como os diretores dos sete agrupamentos de escolas do município, o presidente da FAPEMAIA e técnicos e dirigentes municipais.
No final dos trabalhos, Emília Santos, que preside à Comissão, declarou “A relação de confiança e cooperação entre todos os agentes envolvidos tem permitido o aprofundamento do conhecimento de todos os dossiês relacionados com este tema. O trabalho desta Comissão vai ser fulcral para o êxito desta reforma que, apesar da sua enorme complexidade, acredito, pode trazer muitos ganhos de eficiência ao sistema educativo português, desde que saibamos estabelecer os diálogos e estabelecer as pontes necessárias entre todas as partes.”
Maia – Juntos pela Educação.