![]()
9946
Institucional7264
Eleições Presidenciais 2026980
Notícias5847
Agenda: próximos eventos3040
Câmara Municipal8831
Assembleia Municipal6022
Apoio ao Consumidor8707
Recursos Humanos6959
Polícia Municipal2146
Proteção Civil2645
Provedor dos Munícipes9295
Energia e Mobilidade992
Planeamento3274
Reabilitação Urbana8777
Relações Internacionais4158
Inovação e Desenvolvimento4797
Gestão Urbana530
Regulamentos Municipais1962
BUPi - Balcão Único do Prédio9335
Atendimento Municipal9639
Empresas Municipais6210
Sistema de Gestão5000
Requerimentos4739
Metrologia8766
Boletins Municipais186
Juntas de Freguesia8957
Canal de Denúncias2335
Contactos
7102
Viver9499
Investir7141
Visitar
Conselho Municipal de Educação
Depois de no início do mês ter apresentado o Masterplan Educação 2018/19, a vereadora da Educação e Ciência da Câmara Municipal da Maia liderou o Conselho da Educação, com a abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago.
A reunião de conselheiros da área de Educação decorreu na Quinta dos Cónegos, no passado dia 17 de julho, a que se seguiu uma visita às instalações. O presidente da Câmara Eng. António Domingos da Silva Tiago salientou neste encontro que o espaço foi adquirido pela Câmara Municipal no final do anterior mandato precisamente para que se torne um equipamento de usufruto pelos maiatos.
“O facto de o encontro realizar-se na Quinta dos Cónegos atesta a importância dada à área educativa e seus atores, bem como à abrangência de intervenções que se pretendem para este espaço de enorme qualidade”.
Na reunião, a Vereadora Dra. Emília Santos voltou a apresentar, aos diretores de agrupamentos de escolas e representantes de outras instituições, bem como a FAPEMAIA, Centro de Emprego, Segurança Social e forças de segurança, os grandes eixos do Masterplan para o próximo ano letivo: otimizar, inovar e envolver.
Este Conselho trouxe igualmente uma novidade que passa pela criação de dois grupos de trabalho, um para analisar a Educação Especial e outro para estudar ofertas de ensino profissional no concelho.
A ideia dos grupos foi da vereadora Dra. Emília Santos, sendo que para o primeiro grupo foram chamados a aderir um representante de um agrupamento de escolas, FAPEMAIA, Segurança Social e um representante da área da Saúde. Para o segundo grupo de trabalho foram chamados um representante de um agrupamento de escolas, do Centro de Emprego e FAPEMAIA. A Câmara Municipal da Maia estará representada nos dois grupos.
Tendo em mente o MasterPlan para o próximo ano letivo, a vereadora da Educação referiu que o eixo mais exigente do plano é o “Inovar”, tendo em conta a vanguarda do município nesta área há vários anos.
Quando se refere este eixo “Inovar”, a autarquia empreende iniciativas como: Atividades de Animação e Apoio à Família na educação pré-escolar, com a criação de 5 oficinas diárias:
1. Faz&Conta
2. PlayEnglish
3. PlenaMente
4. Musicalidades
5. Cria&Explora
Neste eixo estão ainda presentes as Atividades de Enriquecimento Curricular com uma nova “cara”: “Atividade Física e Desportiva| A Mexer”, “TIC|; A pensar em Tic”; “Agir|Para mudar o mundo”, “Artes|Experiment’arte!”, a Filosofia para crianças e ciências experimentais; a implementação de um laboratório de ciência (LABS) na Quinta da Gruta, para dar corpo ao projeto Maia, crescer com a ciência; as refeições saudáveis, os programas de saúde escolar para o pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, o programa de educação + especial, voltado para a inclusão das crianças com NEE e o SUPERTABi Maia “Salas do futuro”.
#JUNTOSPELAEDUCAÇÃO