![]()
8095
Institucional4074
Eleições Presidenciais 20267357
Notícias5388
Agenda: próximos eventos5596
Câmara Municipal3161
Assembleia Municipal798
Apoio ao Consumidor9064
Recursos Humanos7200
Polícia Municipal1296
Proteção Civil8035
Provedor dos Munícipes6085
Energia e Mobilidade740
Planeamento6055
Reabilitação Urbana550
Relações Internacionais4157
Inovação e Desenvolvimento7228
Gestão Urbana8991
Regulamentos Municipais1783
BUPi - Balcão Único do Prédio6598
Atendimento Municipal5546
Empresas Municipais5185
Sistema de Gestão1204
Requerimentos6760
Metrologia8627
Boletins Municipais1446
Juntas de Freguesia3324
Canal de Denúncias4337
Contactos
5380
Viver9225
Investir9901
Visitar
Agenda Cultural_fim de semana
AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA
No Fórum da Maia já se sente o espirito natalício com programas para toda a Família.
Amanhã, quinta-feira, às 16h00, com entrada livre, o Encontro de Coros Infantis marca de forma muito significativa a época natalícia na Maia. Esta é uma oportunidade para conhecer outros agrupamentos corais, para ouvir e apreciar vozes infantis que dão sempre o seu melhor num espetáculo encantador. A edição de 2022 conta com as participações do Coral Infantil de Carcavelos - Cascais, do Coro Infantil dos Assentos - Portalegre, do Coral Infantil e Juvenil da Academia de Música da Banda de Ourém, e do anfitrião Pequenos Cantores da Maia.
No sábado, também às 16h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia, o musical “Alice no País das Maravilhas”. O coração da floresta desapareceu e esta está em vias de ser derrubada, a Rainha de Copas proibiu o riso e o Tenente de Espadas certifica-se de que a lei é cumprida por todo o lado.
Cabe à Alice, à sua Avó, e aos seus amigos Van Gogui, Sir William, Coelho Branco e Lagarta Tixa desvendar um mistério, devolver o riso ao País das Maravilhas e salvar a floresta.
Uma peça divertida para miúdos e graúdos em que a curiosidade de uma criança e a experiência de sua avó, idosa, mas viçosa, levam-nas enfrentar as consequências deste conflito ensinando, com muita música e brincadeira, valiosas lições sobre a amizade, a felicidade, a convivência e o trabalho em equipa.
Inscreva-se no próximo workshop “Costura em Ponto”, agendado para o próximo dia 5, e personalize o seu Natal, elaborando um presépio, através de material reciclado e restos de tecido, use a sua criatividade e dê vida à decoração lá em casa.
Sábado, às 21h30, o Cineclube da Maia apresenta no Venepor “Até Tocar o Azul do Mar”, de Jia Zhangke, Através do diálogo com três autores chineses de diferentes idades, Jia Zhang-Ke vai completando um interessante retrato da sociedade chinesa desde os anos 1950 até ao presente.
Na Biblioteca a apresentação do livro “Mira, a Cadela que nasceu para Amar”, de Elizabeth Deschauer. O livro conta a história de uma cadela de assistência, inseparável de Victor desde que se conheceram. Victor tem uma doença metabólica rara, entrou em coma aos 10 dias de vida ficando descompensado e com algumas sequelas. Mira, mudou completamente a sua vida. O estado de saúde de Victor melhorou e as crises pararam depois de conhecer a cadela.
No Museu continuam patentes as exposições que contam a história da Maia, sendo que a exposição permanente "5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo” apresenta-se com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”. Visite e participe na oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história".
Bom fim de semana
FÓRUM DA MAIA
Quinta-feira, 1 de dezembro (feriado), 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
VII Encontro de Coros Infantis da Maia
O Encontro de Coros Infantis marca de forma muito significativa a época natalícia na Maia. Esta é uma oportunidade para conhecer outros agrupamentos corais, para ouvir e apreciar vozes infantis que dão sempre o seu melhor num espetáculo encantador.
A edição de 2022 conta com as participações do Coral Infantil de Carcavelos - Cascais, do Coro Infantil dos Assentos - Portalegre, do Coral Infantil e Juvenil da Academia de Música da Banda de Ourém, e do anfitrião Pequenos Cantores da Maia.
Entrada livre.
Sábado, 3 de dezembro, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
Musical
"ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS" - Companhia Rituais dell Arte
O coração da floresta desapareceu e esta está em vias de ser derrubada, a Rainha de Copas proibiu o riso e o Tenente de Espadas certifica-se de que a lei é cumprida por todo o lado.
Cabe à Alice, à sua Avó, e aos seus amigos Van Gogui, Sir William, Coelho Branco e Lagarta Tixa desvendar um mistério, devolver o riso ao País das Maravilhas e salvar a floresta.
Uma peça divertida para miúdos e graúdos em que a curiosidade de uma criança e a experiência de sua avó, idosa, mas viçosa, levam-nas enfrentar as consequências deste conflito ensinando, com muita música e brincadeira, valiosas lições sobre a amizade, a felicidade, a convivência e o trabalho em equipa.
M/3
60 min
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA:
Direção Artística / Autor do Texto: Miguel Ruivo Duarte
Elenco: Liliana Pereira, Ana Freitas, Luís Sanganha, Beatriz Nery, Bárbara Jesus, Ana Sofia, Beatriz Miguel
Encenação: Tiago da Cruz
Direção Musical: Josina Filipe
Média e Promoção: Sandra Godinho
Sonoplastia: Tiago Reis
Produção e Booking: Liliana Pereira
BILHETEIRA:
Preço: 5,00€
Locais de Venda:
- Fórum da Maia (segunda a sexta: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30 e uma hora antes do espetáculo).
- Biblioteca Municipal da Maia (segunda: 18h00 - 23h00 | terça a sexta: 09h30 - 23h00 | sábado: 09h30 – 22h30).
- Maia Welcome Center (segunda a sexta: 09h00 – 18h00 | sábado e domingo: 10h00 – 17h00)
- Bilheteira On-line: https://bit.ly/3sTHyNs
Os lugares destinados à mobilidade reduzida, apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais, nos respetivos horários de funcionamento.
INSCRIÇÕES - Workshop “COSTURA EM PONTO” - PRESÉPIO
5 de Dezembro, 18h30, Fórum da Maia
No próximo workshop “Costura em Ponto”, personalize o seu Natal, elaborando um presépio.
Através de material reciclado e restos de tecido, use a sua criatividade e dê vida à decoração lá em casa.
Material necessário: pistola cola quente, garrafa plástica, restos de feltro ou tecidos, rendas, 2 bolas com 2 cm e 1 com 1.5 cm, restos de lãs, novelo de fio encerado ou lã.
INSCRIÇÕES
Gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail: infocultura@cm-maia.pt
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
Sábado, 3 de dezembro, 15h30
Apresentação do livro “Mira, a Cadela que nasceu para Amar”, de Elizabeth Deschauer.
O livro conta a história de uma cadela de assistência, inseparável de Victor desde que se conheceram. Victor tem uma doença metabólica rara, entrou em coma aos 10 dias de vida ficando descompensado e com algumas sequelas. Mira, mudou completamente a sua vida. O estado de saúde de Victor melhorou e as crises pararam depois de conhecer a cadela.
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 30 de dezembro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 30 de dezembro
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”
A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.
Até 30 de dezembro
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 2022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
Até 30 de dezembro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
QUINTA DA CAVERNEIRA
Até 30 de dezembro
Exposição
Fazer a Festa – Ecos na Comunicação Social
Galeria da Quinta da Caverneira
Entrada livre
Desde a sua primeira edição, o Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, teve uma grande cobertura por parte dos jornais do Porto e nacionais, tendo nestas 40 edições um robusto cliping de mais de 300 notícias.
Esta exposição pretende revelar o Fazer a Festa através de vários elementos da Comunicação Social: notícias de jornais, reportagens televisivas, etc., a sua receção e o olhar jornalístico.
Com curadoria de José Maia Vídeo André Rabaça Apoio à Montagem José Lopes e Pedro Leitão.
AUDITÓRIO MUNICIPAL VENEPOR
Sábado, 3 de dezembro, 21h30
Cineclube da Maia
“Até Tocar o Azul do Mar”, de Jia Zhangke
Através do diálogo com três autores chineses de diferentes idades, Jia Zhang-Ke vai completando um interessante retrato da sociedade chinesa desde os anos 1950 até ao presente.
Realização: Jia Zhang-Ke I Elenco: Duan Huifang, Jia Pingwa, Yu Hua, Liang Hong I Argumento: Jia Zhangke, Jiahuan Wan I Produção: Zhao Tao I Cinematografia: Nelson Yu Lik-wai I Música: Zhang Yang
Bilhete normal 3,50€
Bilhete associado 1,40€
Bilhete estudante 3,00€
CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM
Até 2 de dezembro
Exposição "Portas da Maia"
A paixão por fotografar e retratar portas e janelas foi o ponto de partida para Amadeu Trindade, fotógrafo amador, registar portas e janelas dispersas por todo o concelho. Ao longo das suas saídas, foi-se embrenhando cada vez nesta temática e passou organizar os seus ficheiros por freguesias e tipologias – portas, portões e detalhes.
- No início fui fotografando à sorte, conforme apareciam e não apontava onde ficava a rua. Só depois, passei a ser mais metódico e «profissional».
Fotografar estas portas foi uma maneira de fazer com que todos percebam a beleza do lugar onde vivem.
Assim, de máquina em punho, lá foi descobrir a Maia. Entre 240 portas fotografadas, esta é uma pequena amostra das suas descobertas.
Gratuito.
Todos os dias entre as 08h00 e as 22h00
BREVEMENTE:
8 de dezembro a 26 de fevereiro
Inauguração a 7 de dezembro, 21h30
Fórum da Maia
UIVO - 12ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA
"Expedições – Do Real e do Fantástico"
11 de dezembro, 16h00
Fórum da Maia
Festival de Magia da Maia
Bom fim de semana.