![]()
7893
Institucional6826
Eleições Presidenciais 20267879
Notícias1174
Agenda: próximos eventos2296
Câmara Municipal7060
Assembleia Municipal2161
Apoio ao Consumidor9218
Recursos Humanos6306
Polícia Municipal1768
Proteção Civil1261
Provedor dos Munícipes5551
Energia e Mobilidade1
Planeamento3641
Reabilitação Urbana3298
Relações Internacionais222
Inovação e Desenvolvimento2756
Gestão Urbana4219
Regulamentos Municipais4945
BUPi - Balcão Único do Prédio9216
Atendimento Municipal9063
Empresas Municipais2588
Sistema de Gestão7104
Requerimentos2444
Metrologia3899
Boletins Municipais6508
Juntas de Freguesia9833
Canal de Denúncias5847
Contactos
4776
Viver2274
Investir6698
Visitar
Um final de verão em grande na Maia
UM FINAL DE VERÃO EM GRANDE NA MAIA
O aproximar do final do mês de agosto é para a grande maioria o regresso das férias. O sol esconde-se mais depressa, as crianças regressam à escola, os transportes públicos estão mais cheios, já é mais difícil arranjar aquele lugar de estacionamento, é hora de tirar um casaquinho de malha do guarda roupa…, mas também há coisas boas como a programação de atividades da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia que tem agendado concertos, exposições, teatro e workshops para Famílias, desde o último fim de semana de agosto até aos primeiros quinze dias de outubro. Um final de verão em grande é o que o espera na Maia com as atividades do Museu na Feira das Cebolas, o regresso de Miguel Araújo ao Fórum da Maia para contar umas histórias, o Maia Blues Fest que este ano apresenta um cartaz com Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker) dos Estados Unidos da América, o Festival de Música Folk da Maia que apresentará no palco do Parque da Cidade Desportiva da Maia quatros excelentes grupos de música tradicional portuguesa, Amara Quartet, Uxu Kalhus, Seiva e Arrefole. Em setembro inaugura nova exposição no Fórum da Maia, após “Contradições” (2014), João Araújo regressa com “Des(construções)”, e em outubro uma homenagem a Chico Buarque com uma exposição de caricaturas sobre o ícone da música brasileira e um concerto tributo que assinalará da melhor forma o Dia Mundial da Música.
Para a primeira quinzena de outubro, o melhor do teatro cómico com a edição 27 do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia.
Não haverá areia nem mar, nem serra e rio, mas não faltarão motivos para estar Feliz…, na Maia.
27 e 28 de agosto
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Feira das Cebolas
No último fim de semana de agosto, como manda a tradição, acontecerá a recriação da Feira das Cebolas que visa sobretudo a salvaguarda do património material e imaterial, com enfoque nas tradições como forma de perpetuar a memória das gentes da Maia. Com a cebola como figura central, ao natural e nos petiscos de gastronomia tradicional, confecionados no local pelos grupos de folclore que na Feira participam, aqui podem ser adquiridas as cebolas e uma mão cheia de experiências e vivências de uma tradição secular que se espera que seja perpetuada ao longo dos tempos.
A ter lugar na Praça 5 de Outubro com a envolvente Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e o Monte de Santo Ovídeo como pano de fundo, esta Feira das Cebolas conta com a participação do Grupo de Folclore Os Fontineiros da Maia (com confeção de petiscos e iguarias regionais de outros tempos), com fumeiro, doçaria, e animação de rua e procura sensibilizar a população para as tradições, mantendo-as vivas sempre com os olhos postos no futuro.
27 e 28 de agosto
Horário do Museu
09h00-12h30
14h00-17h30
20h00-24h00
Atividades no Museu (Sujeitas a marcação*):
- Visitas guiadas orientadas às exposições do Museu;
Atividades para famílias / workshops
-Comunicar com Imagens
-A arte na Pré-história;
Visualização do filme “Um Chá nas Nuvens” com projeção na sala da exposição "A Empreza do Bolhão – 100 anos de historia(s)".
Nesta sessão iremos recordar um dos maiores visionários da publicidade em Portugal – Raul de Caldevilla que, ligado à primeira produtora cinematográfica a nascer no Norte, a Invicta Filmes, realizou o seu primeiro filme em 1917: ´Um Chá nas Nuvens´, um pequeno filme onde podemos ver o que de melhor se produziu no nosso país há mais de 100 anos.
* Marcações:
- museu@cm-maia.pt
- Tel. 229 871 144
8 de setembro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Conta-me Histórias”, com Miguel Araújo
No dia 8 de setembro, pelas 21h30, Miguel Araújo volta ao Fórum da Maia, desta vez para contar algumas histórias do seu percurso profissional e para interpretar alguns dos seus temas musicais, numa sessão do “Conta-me Histórias”.
O “Conta-me Histórias” é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos e artistas do panorama musical português, onde são entrevistados em palco, num ambiente intimista, e onde partilham e revelam particularidades do seu percurso profissional, como o processo de criação. Ao longo da conversa interpretam alguns dos seus temas mais conhecidos do seu reportório musical, num formato acústico, fazendo-se acompanhar de uma guitarra ou outro instrumento musical. Trata-se de um formato irreverente, por onde já passaram grandes nomes da música portuguesa, cuja conversa é conduzida por dois grandes entrevistadores, designadamente o programador cultural e jornalista musical Artur Silva e o jornalista e crítico literário Tito Couto. Estes, enquanto mediadores da conversa-concerto, interagem com os artistas, de uma forma informal, descontraída e com algum sentido de humor, proporcionando ao público em geral uma sessão muito agradável e com muito boa disposição.
Uma sessão a não perder com o célebre Miguel Araújo, que será, como disse o músico Samuel Úria “provavelmente, o melhor fazedor de melodias em Portugal”.
90 minutos
M/6
BILHETEIRA:
Bilhetes à venda a partir de 1 de agosto.
Preço: 5,00€
Locais de Venda:
. Fórum da Maia (segunda a sexta: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30 e uma hora antes do espetáculo).
. Biblioteca Municipal da Maia, 1 a 31 de agosto (segunda a sexta: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30); a partir de 1 de setembro (segunda: 18h00 - 23h00 | terça a sexta: 09h30 - 23h00 | sábado: 09h30 – 22h30).
. Maia Welcome Center (segunda a sexta: 09h00 – 18h00 | sábado e domingo: 10h00 – 17h00)
. Bilheteira On-line: https://bit.ly/3JlLXjt
Os lugares destinados à mobilidade reduzida apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais, nos respetivos horários de funcionamento.
Créditos da imagem: © Paulo Bico
16 a 18 de setembro
Auditório Exterior do Fórum da Maia
Maia Blues Fest
A 4ª edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção da Trovas Soltas, vai decorrer entre os dias 16 e 18 de setembro no Auditório Exterior do Fórum da Maia, com entrada livre.
A exemplo das edições anteriores, o Maia Blues Fest em 2022 apresentará artistas nacionais, Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, e estrangeiros, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker).dos Estados Unidos da América.
O programa da presente edição do Maia Blues Fest é o seguinte:
16 de setembro (sexta-feira)
Vitor Bacalhau (POR) | 18h00
Archie Lee Hooker (EUA) | 21h30
17 de setembro (sábado)
Wax & Boogie (ESP) | 18h00
Budda Power Blues & Maria João (POR) | 21h30
18 de setembro (Domingo)
Nico Drums & Blues (POR) 16h30
17 de setembro a 9 de outubro
Fórum da Maia
Exposição "DES(CONSTRUÇÕES)", de João Araújo
Após “Contradições” (2014), João Araújo regressa ao Fórum da Maia com “Des(construções)”, de 17 setembro a 9 de outubro, uma exposição promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia resultante de um processo de criação através da transformação, consciente ou não, de construção de imagens plásticas e harmónicas com um significado estético e produção de reflexões.
Estas imagens, resultam da desconstrução de outras, agregando recortes, tintas e traços que se combinam, sem pretensões figurativas, proporcionando um caminho de observação, numa estética, por vezes incoerente, mas visualmente equilibrada, na perspetiva do autor.
O conteúdo das pinturas não é referente, antes adquire um caráter de interjeição, ou um pretexto de exclamação, deixando ao critério de cada um a interpretação que as imagens sugerem, como janelas de diferentes possibilidades.
A proximidade ou a distância do observador relativamente a cada imagem, permite leituras visuais dissonantes dando conteúdo ao título da exposição.
Terça a Domingo, das 10h00 às 22h00.
Gratuito.
23 e 24 de setembro
Parque da Cidade Desportiva da Maia
Festival de Música Folk da Maia
A 2ª edição do Festival de Música Folk da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção In Rock We Trust, vai decorrer entre os dias 23 e 24 de setembro no Parque Cidade Desportiva da Maia, com entrada livre.
A exemplo da edição de 2021, o Festival de Música Folk da Maia em 2022 apresentará apenas artistas nacionais divididos em dois blocos de atuações. Na sexta-feira, 23 de setembro, Amara Quartet abre o festival às 18h30, para após o jantar, 21h30, Uxu Kalhus, encerar o primeiro dia. No sábado, às 18h00, sobe ao palco os Seiva, sendo que os Arrefole encerram a presente edição com concerto agendado para as 21h30.
Novidade na presente edição é o Food Court, uma zona de restauração de apoio ao festival de forma a fixar as pessoas na área do evento durante o período entre concertos.
O programa da presente edição do Festival de Música Folk da Maia é o seguinte:
23 de setembro (sexta-feira)
Amara Quartet (POR) | 18:30
Uxu Kalhus (POR) | 21:30
24 de setembro (sábado)
Seiva (POR) | 18:00
Arrefole (POR) | 21:30
1 de outubro, 21h30
Dia Mundial da Música
Grande Auditório do Fórum da Maia
Concerto “Quem te viu, Quem te vê – homenagem a Chico Buarque”
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia apresenta, no dia 1 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Música, no Grande Auditório do Fórum da Maia, o espetáculo “Quem te viu, Quem te vê – homenagem a Chico Buarque”, com entrada livre.
"Quem te viu, quem te vê" é a merecida homenagem a Chico Buarque de Hollanda, um ícone da Música Popular Brasileira, interpretada pelos prestigiados artistas brasileiros Marcus Lima (voz e violão) e Thaís Motta (voz), que apresentam neste concerto um repertório dedicado aos grandes clássicos de Buarque.
Assim como Chico Buarque, que despontou para o mundo artístico na década de 60 do século passado participando nos célebres Festivais da Canção que mobilizavam plateias e estádios, Marcus Lima também é conhecido pelas suas presenças em festivais musicais, dos quais venceu alguns com o seu trabalho autoral. O cantor, compositor e violonista tornou-se respeitado pela qualidade inovadora do seu repertório e pela sua interpretação vocal, registando já 23 anos de carreira com diversos discos editados e composição de canções para cinema.
A cantora e compositora carioca Thaís Motta é dona de um estilo consistente e maleável que já a levou a gravar com os mais variados projetos e em contextos muito diversificados, marcando presença em prestigiados festivais de Jazz. Além de intérprete, possui formação em Teatro e Dança e colaborou em importantes musicais. É considerada pela crítica musical especializada como uma das grandes intérpretes da obra de Chico Buarque.
1 a 16 de outubro
Galerias do Fórum da Maia
Exposição “Quem te viu, quem te vê” Caricaturas em homenagem a Chico Buarque
O Fórum da Maia recebe entre 1 a 16 de outubro a exposição “Quem te viu e quem te vê”, composta por caricaturas inéditas de Chico Buarque.
A exposição exibe caricaturas selecionadas num concurso brasileiro, que teve como objetivo homenagear um dos principais artistas da música brasileira, Chico Buarque, incentivando trabalhos autênticos e criativos a partir de uma linguagem divertida para todas as idades. Os desenhos foram avaliados pelos jurados Cássio Loredano, desenhista profissional, Bruno Liberati, jornalista, e Eduardo Baptistão, ilustrador e publicitário.
Gratuito
7 a 16 de outubro
Fórum da Maia
XXVII Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com direcção artística e produção do Teatro Art'Imagem.
Diariamente, durante 10 dias há animação de rua, espetáculos no Grande Auditório, com capacidade para 700 lugares, e Café-Teatro, para 150 pessoas. Ao fim-de-semana há espetáculos dirigidos às crianças.
O teatro cómico é apresentado em todas as suas dimensões e disciplinas: a comédia, o teatro de rua, a mímica, a animação, stand-up comedy, musical, o novo circo, marionetas e fantoches, café-teatro, o clown e traz à cidade da Maia de 25 a 30 companhias, para mais de 10 mil espectadores.
No Festival, além de companhias portuguesas, já participaram companhias vindos de países tão diferentes como a Espanha (nomeadamente Galiza, Madrid, Catalunha, Leão e País Basco), França, República Checa, Itália, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Alamanha, Austrália, etc.
Este é o único festival exclusivamente dedicado ao teatro cómico que se realiza em Portugal.
Programa e informações de bilheteira brevemente.