![]()
8193
Institucional8453
Eleições Presidenciais 20261998
Notícias9734
Agenda: próximos eventos4213
Câmara Municipal9567
Assembleia Municipal818
Apoio ao Consumidor8596
Recursos Humanos891
Polícia Municipal4434
Proteção Civil5800
Provedor dos Munícipes6607
Energia e Mobilidade6415
Planeamento945
Reabilitação Urbana7503
Relações Internacionais7851
Inovação e Desenvolvimento1922
Gestão Urbana4453
Regulamentos Municipais1117
BUPi - Balcão Único do Prédio7336
Atendimento Municipal2846
Empresas Municipais8791
Sistema de Gestão6393
Requerimentos9365
Metrologia2791
Boletins Municipais2690
Juntas de Freguesia6983
Canal de Denúncias696
Contactos
5303
Viver6121
Investir5601
Visitar
Chave de Afetos -Teleassistência para Idosos
![]()
A Câmara Municipal da Maia tem um programa de teleassistência ao domicílio para seniores sem retaguarda familiar, designado por Chave de Afetos, desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto.
O que é ?
É uma solução integrada com componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, proporcionando um sentimento de segurança essencial para a permanência no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados.
A quem se destina?
A pessoas com mais de 65 anos.
É um serviço gratuito para pessoas com rendimento igual ou inferior ao salário mínimo nacional.
Qual o seu objetivo?
- Diminuir o isolamento sénior;
- Promover a inclusão social e as relações efetivas;
- Aumentar o sentimento de segurança no domicilio;
- Aumentar e melhorar a sociabilidade;
- Aumentar o número de saídas da habitação;
- Retardar a deterioração do estado de saúde física e mental dos idosos;
- Garantir assistência em situações de emergência;
- Promover a permanência na própria habitação adiando ou evitando a institucionalização;
- Promover o aumento e a qualidade da rede de suporte.
Como funciona?
O programa propõe três eixos de intervenção que se complementam e beneficiam os utentes, a rede de suporte, o Estado e a comunidade:
- Sinalização de casos de idosos em risco e o desenvolvimento de diagnóstico social - assegurado pelo trabalho de proximidade e em rede de parceiros sinalizadores;
- Serviço de teleassistência - dispondo de um dispositivo conveniente e de fácil utilização, inclui múltiplas funções, nomeadamente, acesso automático a um operador disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano;
- Acompanhamento de voluntários (visitas semanais ou quinzenais) - tem por base o interesse e o perfil da pessoa idosa, com o objetivo de estimular a convivência e a participação em atividades dentro e fora do domicilio, promovendo a socialização e os afetos.
Para referenciar um/a idoso/a para o Chave de Afetos, deve contactar o/a técnico/a do Gabinete de Atendimento Integrado Local da sua área de residência.
Se desejar ser voluntário/a no âmbito deste programa, candidate-se através dos emails dds@cm-maia.pt ou chavedeafetos@scmp.pt
Fotos do Equipamento
Para mais informações:
|@| dds@cm-maia.pt; fatima.braz@cm-maia.pt; chavedeafetos@scmp.pt
|T| 229 408 600 | 223 207 946 | 910 141 186
Documentos necessários: