![]()
CLAS da Maia apoia reforço de Apoio Domiciliário a Idosos e Dependentes
No passado dia 16 de setembro, realizou-se na Quinta dos Cónegos, a 48.ª reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Maia, tendo como ponto central a apresentação da candidatura do Abrigo Nossa Senhora da Esperança (ANSE) para a expansão das vagas no Serviço de Apoio Domiciliário, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Em concreto, a proposta do ANSE consiste na abertura de 60 vagas destinadas à população de Milheirós e das freguesias circundantes, alargando o horário de funcionamento para incluir fins de semana e feriados. A oferta será complementada por uma diversidade de serviços ajustados ao perfil de cada utente, proporcionando um apoio mais abrangente e eficaz. Esta expansão permitirá também a criação de 17 novos postos de trabalho.
Apresentada em plenário, esta proposta foi aprovada por unanimidade, tendo sido reconhecido o importante reforço que trará para o concelho ao nível desta resposta social.
A reunião foi igualmente uma oportunidade para refletir sobre o panorama social atual da Maia e os desafios que se avizinham, com especial abordagem na necessidade de continuar a investir em soluções para a população idosa e dependente, como Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), Lares Residenciais e Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). A continuidade do reforço da rede de creches no concelho também foi sublinhada como uma prioridade.