![]()
Comemoração do Dia Nacional do Mutualismo
No passado dia 12 de maio, a União das Mutualidades Portuguesas (UMP) assinalou o Dia Nacional do Mutualismo, no Hotel Solverde, São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia.
Esta celebração teve como objetivo distinguir algumas personalidades com papel e percurso de relevo no movimento mutualista e na promoção e desenvolvimento da economia social.
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP), atribui, anualmente, as seguintes distinções: Prémio Mutualismo e Solidariedade, nas categorias Nacional e Internacional, Cidadania e Solidariedade, Prémio Inovar para Melhorar e Prémio Trabalhador do Ano.
Este ano, o Prémio Cidadania e Solidariedade, na categoria nacional, foi atribuído a Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, devido ao seu envolvimento e defesa das causas frágeis e vulneráveis, e o de categoria Internacional, foi atribuído a Nicolas Schmit, Comissário Europeu do Trabalho e Direitos Sociais.
O Prémio Inovar para Melhorar será atribuído, no Dia Nacional do Mutualismo, dia 27 de maio e será atribuído a um projeto ou associação mutualista, que se destaque na inovação e modernidade, ao qual é candidata a Associação Mutualista de Moreira da Maia e Freguesias Circunvizinhas, que têm no seu âmbito de atuação, a prestação de cuidados de saúde, em parceria com a Liga das Associações Mutualistas do Porto, a todos os seus associados e concessão por morte daqueles e seus familiares de um subsídio de funeral. Dispõe, ainda, de informação e encaminhamento jurídico.