![]()
“É hoje que devemos preparar um futuro mais harmonioso e sustentável para todos”
Cerca de 450 participantes, representando mais de 60 municípios portugueses (continente e ilhas), participaram nos seminários “Políticas Autárquicas no Desporto” e “Políticas Autárquicas de Inovação Social”, realizados na Maia, no passado dia, 19 de julho, no âmbito dos Municípios Amigos do Desporto e das Autarquias Solidárias.
Tendo o propósito de servirem de plataforma de partilha de conhecimentos e boas práticas, estes seminários foram precedidos por um painel comum, no qual se abordaram as realidades sociais e desportivas da Maia e onde ficou clara a ideia de que, quando se coloca o cidadão no centro das decisões, é possível implementar, com sucesso, políticas autárquicas bem fundamentas. Nesse sentido, a Vice-Presidente e Vereadora do Desenvolvimento Social e Demografia da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, apresentou o conceito “Smart Social”, que visa fortalecer as parcerias e sinergias entre diversos setores para oferecer as melhores soluções aos municípios, afirmando a urgência de se trabalhar com vista a desenhar novas respostas sociais: “é hoje que devemos preparar um futuro mais harmonioso e sustentável para todos”.
Por seu lado, a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Desporto e Juventude, Mafalda Roriz, trouxe à luz as razões que tornam a Maia uma referência nacional no desporto.
Após este painel de abertura, os seminários tiveram a sua continuidade em espaços distintos. O pequeno auditório deu lugar ao III Seminário Autarquias Solidárias e o grande auditório deu lugar ao XVIII Seminário Municípios Amigos do Desporto, cada um deles com 10 preleções, que contaram com oradores renomados, especialistas e líderes inspiradores nas áreas do desporto e inovação social. Além das palestras, os seminários também ofereceram oportunidades de networking e interação entre os participantes.
No âmbito do III Seminário Autarquias Solidárias foram entregues os “Prémios de Reconhecimento de Intervenção Social Crianças e Jovens”, onde foram premiados 17 municípios, tendo o município da Maia sido contemplado na categoria dos 100.000 habitantes com o 3.º Lugar.
De referir, ainda, que, no XVIII Seminário Municípios Amigos do Desporto, o Diretor Regional do IPDJ-Norte, Vítor Baltazar Dias, assumiu a apresentação do III livro MADT - Gestão de Instalações Desportivas. Este livro, coordenado por Pedro Mortágua, da Cidade Social, reúne dezenas de textos da autoria de técnicos municipais de todo o país e tem, como objetivo, divulgar boas práticas e orientações importantes para a gestão de instalações desportivas municipais.
Consulte:
Programa - III Seminário Autarquias Solidárias e o XVIII Seminário Municípios Amigos do Desporto