![]()
Maia celebrou Igualdade e Inclusão com semana temática
O Município da Maia promoveu de 22 a 29 de outubro, a Semana Municipal para a Igualdade e Inclusão da Maia, com esta iniciativa desenrolaram uma série de atividades externas e internas para a consciencialização e promoção dos Direitos Humanos, envolvendo temas como a prevenção ao tráfico de seres humanos, inclusão de pessoas com deficiência e interculturalidade.
A programação teve inicio no dia 22 de outubro, na Quinta dos Cónegos, com um Programa de Capacitação Profissional sobre "Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos", em colaboração com a Associação para o Planeamento da Família - Rede Regional de Tráfico de Seres Humanos. No dia seguinte no CICCOPN , e em parceria com a Divisão de Desporto do município, vários formandos de ensino profissional participaram e experienciaram as dificuldades e as apetências necessárias para a prática do Boccia, Polybat, entre outras, sob a orientação da equipa do Desporto Sénior e a atletas de renome do Desporto Adaptado da Maia.
No dia 24, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, decorreu a apresentação pública do "Guia de Promoção para uma Linguagem Inclusiva", em grafismo Braille para a língua portuguesa através do equipamento municipal, reforçando o compromisso da cidade com a acessibilidade e a inclusão.
Dando continuidade à programação da Semana, no dia 25 de outubro, a Quinta dos Cónegos foi palco do encontro "Conselheiras e Conselheiros Locais para a Igualdade - Os Caminhos da Equidade", que promoveu uma troca de experiências municipais e práticas externas para a equidade de género.
A Semana encerrou no dia 29, no auditório do TECMAIA, com o Projeto Pedagógico "Pétalas do Mundo", uma atividade educativa para alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico que abordou temas importantes como migração, discriminação e a situação dos refugiados, sensibilizando para a inclusão de todos no contexto social, independentemente das diferenças que caraterizam cada ser humano.