![]()
Na Maia, o ano encerra com um mês repleto de voluntariado e solidariedade
A Maia, Capital Portuguesa do Voluntariado em 2025 e Capital Europeia do Voluntariado em 2026, tem o voluntariado como uma marca presente ao longo de todo o ano. Pessoas voluntárias dedicam o seu tempo e esforço à comunidade, e dezembro destacou-se como um mês especialmente dinâmico, repleto de ações solidárias.
Logo no início do mês, voluntários e voluntárias do COMPROMISSUM participaram simultaneamente em duas iniciativas: a recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, promovida pela ASMAN - Associação de Solidariedade Social Mouta Azenha - Nova, e a Cãominhada de Natal, organizada pela Associação CãoViver.
A 10 de dezembro, celebrou-se o Natal com a população sénior do concelho na tradicional Festa de Natal, realizada no Grande Auditório do Fórum da Maia, onde diversas pessoas voluntárias ofereceram o seu apoio.
No dia 16, mais uma parceria marcou o calendário: o Festival Internacional de Magia, que contou com duas sessões especialmente dedicadas aos alunos do município, também beneficiou da colaboração dos voluntários.
Entre 25 de novembro e 19 de dezembro, decorreu a distribuição do Cabaz de Natal às famílias desfavorecidas do concelho, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Maia, que contou com o apoio dedicado dos voluntários do COMPROMISSUM.
O mês terminou com uma ação entre o COMPROMISSUM, o Gabinete da Juventude e a Cruz Vermelha da Maia, na qual vários jovens, no âmbito do Programa Férias Ativas Jovens, participaram numa recolha alimentar num hipermercado, cujos bens foram doados às famílias carenciadas apoiadas pela Cruz Vermelha.
Um exercício de cidadania, solidariedade e empatia, fecha o ano em grande e alavanca o que se seguirá: em janeiro terá lugar a cerimónia de abertura do Ano Maia Capital Portuguesa do Voluntariado 2025.