![]()
Voluntariado no ‘Chave de Afetos’ faz a diferença na vida de idosos
A Câmara Municipal da Maia realizou duas sessões de capacitação e informação dedicadas ao programa “Chave de Afetos”, dirigidas a pessoas voluntárias do COMPROMISSUM – Centro de Voluntariado da Maia.
Esta iniciativa, promovida em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, teve como objetivo reforçar a componente humana daquele programa, no qual o voluntariado assume uma relevância significativa.
O “Chave de Afetos” promove um acompanhamento dedicado a pessoas idosas, assente numa solução integrada com componente tecnológica e humana, monitorizando-as de forma contínua e proporcionando um sentimento de segurança essencial para a permanência no seu domicílio, evitando, assim, a institucionalização involuntária e custos associados.
Estas sessões contaram com testemunhos de um sénior e dos seus respetivos voluntários, que suscitaram o debate e a partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes, sublinhando-se, ao mesmo tempo, a importância do apoio comunitário e do voluntariado para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e promover a sua autonomia e segurança.
Saiba mais em: