![]()
7540
Institucional9438
Eleições Presidenciais 20265497
Notícias5193
Agenda: próximos eventos8474
Câmara Municipal3555
Assembleia Municipal8909
Apoio ao Consumidor7232
Recursos Humanos1915
Polícia Municipal1294
Proteção Civil261
Provedor dos Munícipes7641
Energia e Mobilidade748
Planeamento934
Reabilitação Urbana9515
Relações Internacionais1990
Inovação e Desenvolvimento4494
Gestão Urbana7407
Regulamentos Municipais1575
BUPi - Balcão Único do Prédio8253
Atendimento Municipal7635
Empresas Municipais6242
Sistema de Gestão2661
Requerimentos4523
Metrologia5870
Boletins Municipais5029
Juntas de Freguesia7082
Canal de Denúncias9147
Contactos
1041
Viver2961
Investir7445
Visitar
Semana Intercultural Maiata
A Câmara Municipal da Maia no âmbito do Plano de Atividades para 2017 da EAPN/ Portugal - Núcleo Distrital do Porto e em parceria com a SOCIALIS – Instituição Particular de Solidariedade Social, a Espaço Municipal, E.M. e a Santa Casa da Misericórdia da Maia, levou a cabo a “Semana Intercultural Maiata”, de 3 a 9 de abril|2017, com um conjunto de atividades diversificadas, com especial destaque para o dia 8 de abril|2017, data em que se assinalou o “Dia Internacional do Cigano”.
Este evento pretendeu promover a interculturalidade e a valorização da diversidade de etnias no município, melhorar o processo de integração das populações migrantes e das minorias étnicas, promover processos de empatia e incentivar movimentos de interação positiva entre aqueles e a população autóctone.
Durante a semana de 3 a 7 de abril esteve patente uma Exposição denominada “Cidadania na Interculturalidade”, na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia.
No dia 4 de abril, teve lugar na Sala de Formação da Câmara Municipal da Maia uma Ação de Formação intitulada “Portugueses Ciganos, Cidadania e Interculturalidade” que foi ministrada pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações e foi dirigida a todos os técnicos da área social.
A agenda da semana contou ainda com a apresentação dos “Pregões à Moda do Porto”, dinamizado pela “Troupe das Palavras Vivas” e teve lugar no Auditório da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia (Gemunde), igualmente no dia 4 de abril.
No dia 5 de abril, foi dinamizada pela Associação “Mais Brasil” uma palestra subordinada a um tema da atualidade “As sexualidades humanas, quebrando tabus”, na Casa do Povo de Vermoim, na Cidade da Maia (Vermoim).
No dia 6 de abril esteve em cartaz a sessão de cinema comentado “Promessas de um Mundo Novo”, também dinamizada pela Associação “Mais Brasil”, no Auditório da Casa do Alto, em Pedrouços.
O ponto alto das comemorações teve lugar durante o fim-de-semana do dia 8 e 9 de abril|2017 com a realização da Feira Intercultural Maiata “Sete Cantos do Mundo”, com demonstrações culturais, gastronómicas e animação no Mercado Coronel Carlos Moreira no Castêlo da Maia.
Este evento contou com animação contínua por parte das entidades parceiras, nomeadamente, Associações de Imigrantes, Comunidades Ciganas do Concelho, Grupos Culturais de Dança e Música, entre outras.
A Exposição Fotográfica “Cidadania na Interculturalidade” foi transferida para o espaço do Mercado Coronel Carlos Moreira durante a realização desta Feira Intercultural.
Consulte aqui o Programa Nacional, o Programa do Concelho da Maia, o Programa de Animação da Feira Intercultural Maiata e o álbum fotográfico.