![]()
5935
Institucional395
Eleições Presidenciais 20265656
Notícias2541
Agenda: próximos eventos6404
Câmara Municipal6241
Assembleia Municipal358
Apoio ao Consumidor2782
Recursos Humanos3234
Polícia Municipal8744
Proteção Civil9091
Provedor dos Munícipes396
Energia e Mobilidade6526
Planeamento6733
Reabilitação Urbana7935
Relações Internacionais7357
Inovação e Desenvolvimento8618
Gestão Urbana6839
Regulamentos Municipais1090
BUPi - Balcão Único do Prédio1947
Atendimento Municipal8798
Empresas Municipais494
Sistema de Gestão5761
Requerimentos6517
Metrologia864
Boletins Municipais5552
Juntas de Freguesia2988
Canal de Denúncias1067
Contactos
5885
Viver3081
Investir5196
Visitar
Ação de Sensibilização – “Ponha-se no nosso Lugar”
No passado dia 10 de maio, a Câmara Municipal da Maia e a Associação Salvador, no âmbito do projeto “+ Acesso Para Todos – Por comunidades mais inclusivas na Maia”, do qual o Município da Maia é Investidor Social, organizaram duas ações de sensibilização, sob o mote “Ponha-se no nosso lugar”.
A sessão da manhã foi dirigida ao executivo municipal e contou com a presença de Emília Santos, Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro de Desenvolvimento Social e Demografia, Mário Nuno Neves, Vereador da Mobilidade e Transportes, César Coelho, Embaixador da Zona Norte da Associação Salvador, e com a Embaixadora do Município da Maia, Andreia Figueiredo, funcionária da Câmara Municipal da Maia.
«É compreensível que as pessoas, no seu quotidiano, não se apercebam das dificuldades que nós, cidadãos em cadeiras de rodas ou com outras limitações de mobilidade, enfrentamos diariamente. Por isso, esta iniciativa é um desafio que fazemos a todos, e é muito importante ter connosco responsáveis políticos”, afirmou César Carvalho, da Associação Salvador, reconhecendo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município da Maia.
Durante o percurso feito pela cidade, foram analisados vários pormenores importantes para que a Maia seja “ainda mais inclusiva, onde qualquer pessoa se sinta bem», nas palavras de Emília Santos, e “uma cidade onde, de forma progressiva, se vão esbatendo as dificuldades de mobilidade dos cidadãos, independentemente dos seus constrangimentos”, como afirmou Mário Nuno Neves.
Na sessão da tarde, uma equipa de técnicos municipais fez um mapeamento de uma rua da cidade, com a utilização da app “+ Acesso para Todos”, para perceber os problemas existentes e possíveis soluções para uma cidade ainda mais inclusiva.
Ao longo dos anos, o Município da Maia tem vindo a assumir um esforço efetivo na promoção da acessibilidade, investindo na mudança de mentalidades e na melhoria de acessibilidades, um trabalho que vem a desenvolver desde 2013, com base no Plano Municipal de Acessibilidades Para Todos.
Maia – Uma comunidade onde todos contam e são importantes.