![]()
Município da Maia distinguido na 7ª. Edição do Prémio “Viver em Igualdade”
No passado dia 24 de outubro, em Vila de Rei, decorreu a 7ª Edição do Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Este prémio tem como objetivo reconhecer e distinguir autarquias que implementam boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
Nesta edição, o Município da Maia destacou-se através do seu Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, Maia Equal+, sendo reconhecido pelas suas boas práticas em diversas áreas, nomeadamente: Integração da Igualdade de Género entre Mulheres e Homens, Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica e Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual.
Emília Santos, Vice-Presidente e Vereadora do Desenvolvimento Social e Demografia da Maia, afirmou que esta distinção “deixa-nos, efetivamente, orgulhosos e com um sentimento de dever cumprido, mas também com redobrada responsabilidade no caminho que temos pela frente. Este é o futuro: o futuro de uma sociedade que se quer solidária, democrática e, acima de tudo, feliz. E a felicidade passa também por este caminho.”
A cerimónia contou ainda com a presença de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização, que sublinhou a importância do papel das autarquias: “As autarquias são parceiras essenciais em tudo o que diz respeito à implementação de políticas públicas. Vamos continuar, todos e todas, a trabalhar para garantir que construímos uma sociedade mais igual, mais justa e inclusiva, onde ninguém é deixado para trás. Esse é, de facto, o nosso objetivo.”
O Prémio “Viver em Igualdade” destaca o papel ativo do Município da Maia na execução de boas práticas e na promoção da igualdade de género e inclusão social, reafirmando o seu compromisso com uma sociedade mais equitativa.