![]()
4430
Institucional1559
Eleições Presidenciais 20268915
Notícias6387
Agenda: próximos eventos3873
Câmara Municipal4332
Assembleia Municipal953
Apoio ao Consumidor1861
Recursos Humanos2824
Polícia Municipal9136
Proteção Civil2084
Provedor dos Munícipes5005
Energia e Mobilidade8631
Planeamento7436
Reabilitação Urbana6773
Relações Internacionais1642
Inovação e Desenvolvimento7980
Gestão Urbana1732
Regulamentos Municipais4992
BUPi - Balcão Único do Prédio6139
Atendimento Municipal9799
Empresas Municipais6699
Sistema de Gestão1969
Requerimentos6129
Metrologia9265
Boletins Municipais8073
Juntas de Freguesia2594
Canal de Denúncias2466
Contactos
1000
Viver4186
Investir9153
Visitar
Sessão Pública de Apresentação do Projeto “+ Acesso Para Todos, Por Comunidades Mais Inclusivas”
No dia 12 de abril, pelas 15 horas, decorreu na Quinta dos Cónegos, na Cidade da Maia, a Sessão Pública de Apresentação do projeto “+ Acesso Para Todos, Por Comunidades Mais Inclusivas”, que resulta de uma candidatura ao Portugal Inovação Social, na qual o Município da Maia é um dos investidores sociais, contribuindo com um subsídio no valor de 6.225,00€.
Esta sessão contou com a presença de Emília Santos, Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro de Desenvolvimento Social e Demografia, César Coelho, Embaixador da Zona Norte da Associação Salvador. Por via Zoom estiveram, ainda, presentes, o Presidente da Associação Salvador, Salvador de Almeida e a Embaixadora da Zona Centro da Associação Salvador, Joana Gorgueira. Este evento contou, ainda, com a presença de Presidentes de Junta de Freguesia, Diretores de Agrupamento de Escolas, Representantes de IPSS´S, Dirigentes e Técnicos Municipais, entre outos.
A candidatura da Maia foi submetida em junho de 2021 e aprovada em dezembro de 2021. Na zona Norte, são também investidores sociais os municípios do Porto, Gondomar, Guimarães e Amarante.
Este projeto tem como objetivo despertar a sociedade em geral para a mudança, sensibilizar os mais jovens para a igualdade e respeito por todos, capacitar os jovens de hoje para serem os agentes de mudança de amanhã, promover e desenvolver as acessibilidades no concelho, aumentando o número de espaços acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
No nosso município irão decorrer:
- 5 ações de capacitação para docentes, não docentes e comunidade escolar;
- 25 ações de sensibilização nas escolas dirigidas a alunos;
- 1 evento para atribuição de distinção às empresas locais, sete ações de sensibilização para a comunidade em geral;
- 7 ações de capacitação para os agentes de mudança;
- Criação de um manual de boas práticas de acessibilidades;
- Criação de um processo de mapeamento e categorização de espaços públicos e privados;
- Criação e implementação de um selo de acessibilidades;
- 1 evento nacional de fecho do projeto.
Nesta sessão foi, ainda, apresentada a Embaixadora do Município da Maia, Andreia Figueiredo, funcionária da Câmara Municipal da Maia.