![]()
933
Institucional3281
Eleições Presidenciais 20264782
Notícias2575
Agenda: próximos eventos9339
Câmara Municipal8853
Assembleia Municipal4945
Apoio ao Consumidor291
Recursos Humanos9937
Polícia Municipal6318
Proteção Civil3978
Provedor dos Munícipes1691
Energia e Mobilidade5389
Planeamento916
Reabilitação Urbana5676
Relações Internacionais1054
Inovação e Desenvolvimento4199
Gestão Urbana9420
Regulamentos Municipais3498
BUPi - Balcão Único do Prédio4071
Atendimento Municipal5671
Empresas Municipais1930
Sistema de Gestão8524
Requerimentos7776
Metrologia5630
Boletins Municipais5054
Juntas de Freguesia4887
Canal de Denúncias2082
Contactos
6129
Viver4024
Investir683
Visitar
Aprender com a Terapia Ocupacional
Durante o 2º período, nas aulas da AEC de CRIA+, foi proposto às turmas, que construíssem um produto criativo resultado da sua criatividade e sensibilidade.
Nas turmas do 2º ano da Escola Básica da Guarda, os produtos criativos que vão construir procuram responder às necessidades do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola, que prevê a inclusão de alunos com necessidades de saúde especiais.
Para tal, a professora Mafalda Aguiar propõe que os seus alunos venham a construir painéis sensoriais, uma cozinha de lama, e por fim um jardim sensorial que proporcionará um ambiente terapêutico e sensorial, e promoverá o bem-estar físico e mental
Como todos estes produtos criativos procuram estimular os sentidos e as aprendizagens, a professora AEC convidou a terapeuta Patrícia Silva, a exercer funções de terapeuta ocupacional no Agrupamento Dr. Vieira de Carvalho, a estar presente numa aula para conversar com os alunos sobre a importância da integração sensorial em contexto escolar. Esta integração permite que os alunos compreendam e respondam aos estímulos do ambiente de maneira eficaz e permite a organização dos estímulos e sensações que se recebem através dos sentidos, melhorando a sua aprendizagem.
A professora Mafalda Aguiar refere: "Para estimular os sentidos dos alunos, a terapeuta Patrícia trouxe uma espuma com características multissensoriais, para que os alunos pudessem ouvi-la, senti-la, cheirá-la e vê-la. Foi uma atividade fantástica para estimulação sensorial que os alunos adoraram e assim conseguiram confirmar a pertinência dos seus produtos criativos".
Maia – Gerações com Futuro