![]()
Arte e Imaginação na Maia: Crianças Recriam o Universo de Joan Miró
Chimongo Okechukwu, que frequenta o 3.º ano na EB do Castêlo da Maia (Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia), conquistou o 2.º lugar pelo seu desempenho artístico de excelência no desafio "Sou... Joan Miró". Esta iniciativa, dinamizada através da plataforma digital Participa+, convidou as turmas a celebrar o Dia Mundial da Arte (15 de abril) através da recriação criativa da obra “Personnage, Chien, Oiseaux”.
O trabalho premiado, com um Tablet Ikimobile de 10 polegada, intitulado "O salto de Miró para fora do quadro", sobressaiu pela abordagem inovadora de transformar uma pintura bidimensional numa escultura 3D. Fiel à cultura maker — que promove o conceito de "faça você mesmo" e a colaboração — Chimongo Okechukwu contou com o apoio de colegas da turma para dar vida às personagens de Miró. A obra utilizou predominantemente materiais reutilizados, como embalagens de ovos de chocolate, rolos de papel higiénico, pacotes de leite escolar e talheres de madeira, aliando a expressão artística à sustentabilidade ambiental.
Este tipo de concurso integra a missão da Câmara Municipal da Maia de criar ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia, que visam impulsionar o uso das TIC e promover a consciência cultural das crianças. Através da área de "Desafios e Concursos" da plataforma Participa+, o Município procura desenvolver competências e valores que ajudem os mais novos a desempenhar um papel ativo e interventivo na sua comunidade.
A entrega deste prémio celebra não apenas o talento individual, mas também o sucesso de metodologias que incentivam a imaginação, o trabalho colaborativo e a partilha de experiências entre escolas e famílias.