![]()
As AEC vão ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia lançou o desafio e as atividades de enriquecimento curricular das escolas da Maia responderam de imediato, abraçando a oportunidade de partilha e aprendizagem.
No contexto do tema das relações e sentimentos (abordado na AEC de Filosofia com Crianças) foram colocadas as seguintes questões às turmas (3º e 4º anos) da professora Carla Soares da escola básica n.º1 da Maia:
- A nossa casa é onde está o nosso "coração"?
- Se a tua casa tivesse num nome, que nome teria?
Depois de o mote ter sido lançado as turmas avançaram para uma visita virtual ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia que tendo em conta a atual situação pandémica e a ausência de visitas presenciais, disponibilizou a atividade “(N) O Museu na escola.”
A professora Carla Soares descreve que, “Sem avisos e sem pistas, os alunos receberam com muita surpresa e entusiasmo a visita do Museu! Mas a surpresa não ficou por aí. Na aula seguinte ficaram ao rubro por verem a caixa "gigante" que a professora trazia ao ombro. Não havia espaço para abrir a caixa dentro da sala de aula. O corredor foi o lugar ideal para revelar o jogo que o Museu havia disponibilizado. As fotografias falam por si. Foi um projeto que fica marcado por boas emoções.”
Maia – Juntos pela Educação.