![]()
Campo de Férias da Páscoa envolve cerca de 2.000 crianças no Município da Maia
Com o regresso às atividades letivas após a pausa da Páscoa, a Câmara Municipal da Maia faz um balanço positivo do Campo de Férias promovido durante este período, que envolveu aproximadamente 2.000 crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Durante as férias, os estabelecimentos de ensino transformaram-se em espaços de brincadeira, criatividade e crescimento. O ambiente escolar foi adaptado com o objetivo de proporcionar às crianças momentos de desenvolvimento social, emocional e cognitivo, através do jogo e do brincar – formas naturais de aprendizagem nesta fase da vida.
O programa incluiu atividades como exposições artísticas com elementos da natureza, pintura ao ar livre e dinâmicas de imaginação e movimento, promovendo um ambiente seguro, estimulante e inclusivo. Questões como “E se os ovos da Páscoa fossem de dinossauros?” ou “E se tivéssemos pés de coelho?” serviram de ponto de partida para atividades recheadas de fantasia e descoberta.
Esta iniciativa procurou reforçar a ideia de que a escola pode e deve ser um espaço de alegria, criatividade e desenvolvimento integral. Tal como defende o psicólogo Eduardo Sá, citado pela organização: “Mais recreio é melhor aprendizagem”.
A iniciativa foi registada em imagens que espelham o entusiasmo das crianças e o êxito das atividades desenvolvidas.