![]()
Clubes de Filosofia: “Nunca nos esquecemos – memórias do Holocausto'
Nos Clubes de Filosofia com Jovens, destinados aos alunos do 2º ciclo do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas do Município da Maia, tem sido desenvolvido o tema do Holocausto. "Nunca nos esquecemos" foi o mote para a abordagem e reflexão filosófica para o que foi o Holocausto e no qual a Educação assume um papel fundamental para fomentar a memória do mesmo, bem como prevenir todas as formas de discriminação, antissetismo, xenofobia, racismo, homofobia, bem como outras formas de desrespeito pela dignidade humana.
O tema foi abordado pelos jovens, onde debateram de forma livre, todas estas temáticas. Passando pela abordagem do medo, da coragem, da superação e da memória, usando como ferramentas de exploração do tema, curtas metragens, vídeos e histórias, bem como imagens da guerra e do que foi o Holocausto.
Os alunos despertaram o seu interesse e curiosidade para esta importante questão, abrindo agendas de discussão muito interessantes. Como trabalhos finais surgiram as malas das memórias do Holocausto , o "Jardim dos justos", trabalhos alusivos ao filme "O rapaz do pijama às riscas" bem como foi recriada a própria entrada do campo de concentração nazi de Auschwitz. Foi assim proporcionado um espaço de memória, de partilha, de treino ao pensamento crítico, numa tentativa de gerar no futuro, condutas e valores nestas crianças e jovens, valores assentes no respeito igualdade e humanismo.
Este tema é assinalado por exposições e debates públicos que irão decorrer ao longo das próximas semanas. O primeiro ocorreu no dia 21 de abril no Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho.
Maia – Gerações com Futuro