![]()
5552
Institucional8964
Eleições Presidenciais 20268143
Notícias3151
Agenda: próximos eventos5586
Câmara Municipal259
Assembleia Municipal5770
Apoio ao Consumidor222
Recursos Humanos8329
Polícia Municipal6604
Proteção Civil6810
Provedor dos Munícipes6472
Energia e Mobilidade7738
Planeamento7833
Reabilitação Urbana3113
Relações Internacionais2248
Inovação e Desenvolvimento1553
Gestão Urbana2500
Regulamentos Municipais9493
BUPi - Balcão Único do Prédio9480
Atendimento Municipal4692
Empresas Municipais5955
Sistema de Gestão7301
Requerimentos4504
Metrologia9873
Boletins Municipais3359
Juntas de Freguesia5361
Canal de Denúncias4477
Contactos
7526
Viver1532
Investir3703
Visitar
Cores, formas e criatividade | playEnglish
Na Escola Básica do Lidador as animadoras Lília Falcão e Sara Costa criaram uma dinâmica em que as crianças “comeram” um sushi colorido em inglês. Tal como descreve a Animadora “Pedimos à vez a cada criança que "coma" uma peça de sushi de determinada cor, se ela acertar repete o nome da cor e o grupo responde Yes ou No. Desta forma colocámos em frente de cada criança a diversão de ultrapassar o desafio e ao mesmo tempo familiarizar-se com termos básicos de uma nova língua”.
Na Escola Básica do Corim as animadoras Carla Almeida e Ana Antunes descrevem que “módulo de playEnglish, as crianças ouviram uma canção, dançaram e cantaram livremente. A seguir cada um fez um fantoche do gato e as respetivas botas de várias cores. Dramatizaram, cantaram e dançaram juntamente com o seu gato”.
As animadoras da Escola Básica da Maia, Inês Magalhães e Cláudia Silva, na sua atividade de playEnglish criaram um momento em que as crianças cantaram The Shape Song. Referem que “a cantar as crianças descobrem as formas geométricas e o seu nome em Inglês. Desta forma familiarizam-se com os conceitos e facilmente conseguem repeti-los, o quadrado (square), círculo (circle), triângulo (triangle), retângulo (rectangle) e coração (heart). Utilizando estas formas em papel de diversas cores e tamanhos, conseguem identificar os seus nomes e construir desenhos bem coloridos!”.
Na Escola Básica da Prozela a animadora Marta Cruz realizou uma atividade relacionada com as cores. A Marta explica que “para a realização desta atividade recorremos à visualização de um vídeo em inglês e foram usadas tintas de cor primária para obter outras cores. Desta forma lúdica, mais interessante e divertida, as crianças tiveram a oportunidade de relembrar ou aprender as cores em inglês”.
Na Escola Básica de Ferronho a animadora Joana Ferreira descreve as duas atividades realizadas com as crianças “A primeira atividade é o Walking in the jungle. Nesta atividade as crianças realizaram uma dramatização, imaginando que a sala LUDI+ era uma selva, e partiram à aventura como se fossem exploradoras realizando todos as ações representadas na música". "A segunda atividade é o jogo Pass the beanbag. As crianças tiveram de estar bem atentas e seguir as orientações da música passando o saco de feijão para os amigos de forma rápida, lenta, para o outro lado, entre outros". "Através destas atividades adquiriram vocabulário em inglês de forma divertida e o jogo e a dramatização facilitam a memorização”.
Maia – Juntos pela Educação.