![]()
Crianças de Ferreiró Recriam Monet com Algodão e Emoção
O 3º período iniciou-se com uma proposta criativa e sensorial que envolveu as crianças do Jardim de Infância de Ferreiró, ao explorarem a obra de arte “O Lago das Ninfeias” de Claude Monet. A primeira etapa da atividade consistiu em observar atentamente a famosa pintura, na qual as crianças identificaram, de maneira espontânea, diversos elementos: ponte, relva, água, flores e pedras.
A partir desta observação, foi lançado o desafio: reproduzir o quadro de Monet à sua maneira, utilizando como ferramenta um material inesperado - o algodão. No início, as crianças exploraram o toque do algodão, descrito por elas como “fofinho”, “macio”, “como uma nuvem” e até “quentinho”. Foi um momento de descoberta sensorial, no qual se divertiram.
A transição do uso do algodão para as mãos foi natural, permitindo às crianças experienciar uma multiplicidade de gestos e movimentos que foram descritos como momentos de “calma e relaxamento”, conforme relatado pelas próprias crianças no final da atividade.
Este momento de expressão artística não se limitou a uma simples tarefa de pintura, mas envolveu também o prazer de sujar as mãos e de viver as emoções que emergem quando se tem liberdade para criar de forma genuína e espontânea. As crianças adoram pintar e, mais do que o resultado, o processo de exploração e a vivência do momento revelaram-se experiências valiosas, marcadas pela liberdade criativa e pelo prazer de ser criança.