![]()
Maia vence competição que une literacia financeira e criatividade
A turma 4.ºA da Escola Básica da Guarda conseguiu o 1.º lugar nacional do 1.º ciclo – 3.º e 4.º ano e a turma 4.º FN4 da Escola Básica de Ferronho venceu o Prémio Especial Seguros no Concurso Final, competição integrada no “No Poupar Está o Ganho”. O projeto de educação financeira, criado pela Fundação António Cupertino de Miranda, foi implementado ao longo de todo o ano letivo.
Os mais de 18 mil alunos das 900 turmas que participam no “No Poupar Está o Ganho” receberam o mesmo desafio: desenvolver um trabalho que unisse a criatividade aos conhecimentos em literacia financeira adquiridos ao longo do ano com este projeto.
Como resultado, turmas de todo o país abordaram temáticas como a poupança, os seguros ou a economia circular, usando jogos, vídeos, livros digitais e outras expressões artísticas, como música, dança ou teatro.
Entre os melhores trabalhos a nível nacional, destacaram-se duas turmas da Maia. O 4.ºA da Escola Básica da Guarda alcançou o 1.º lugar do 1.º ciclo – 3.º e 4.º ano com o projeto “Os julgamentos da poupança”, um teatro que recria um tribunal, com juiz, arguido e testemunhas, onde os alunos abriram a discussão sobre a poupança.
Também na Maia, a turma 4.º FN4 da Escola Básica de Ferronho conseguiu o Prémio Especial Seguros com o trabalho “Finanças do Futuro”.
O Concurso Final é o maior momento anual de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto que já impactou mais de 100 mil alunos de 60 municípios, ao longo de 14 anos.
Na Maia, o programa é aplicado através de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação António Cupertino de Miranda, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais informados e responsáveis.
A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital e também de uma App criada no último ano, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.
Aos docentes é ainda proporcionada formação e acompanhamento contínuo, para além de planos de aula que podem aplicar ao ritmo dos seus alunos, durante todo o ano letivo.
Os professores que desejam participar com as suas turmas na próxima edição do projeto podem já fazer a pré-inscrição online, ficando esta sujeita a confirmação.
Para mais informações sobre o Concurso Final e o “No Poupar Está o Ganho”, consultar: https://nopouparestaoganho.pt/
A implementação do projeto No Poupar Está o Ganho, garantida até 2025, é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Maia – Gerações com Futuro