![]()
Município da Maia aposta em Salas Multisensoriais
O Município da Maia equipou 5 salas Multissensoriais nos Agrupamentos de Escolas Dr. Vieira de Carvalho, EB da Maia 1, EBS do Castelo da Maia, EBS de Águas Santas e EBS de Pedrouços (esta última está em fase de concretização), e prevê abrir mais 7 Salas no próximo ano.
A Autarquia dotou Professores, Terapeutas e Assistentes Operacionais que trabalham diariamente com crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais, com formações especializadas.
António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, frisou “estou de alma e coração na criação de melhores condições para que estas crianças e jovens possam viver com a maior normalidade possível”.
As Salas de Ambientes Multissensoriais estão dotadas de características únicas, que proporcionam estímulos que ajudam no desenvolvimento das habilidades sensoriais, criam um ambiente tranquilo permitindo o relaxamento, o bem-estar e o atenuar do impacto de estímulos externos excessivos e, promovem ainda, o desenvolvimento das capacidades de comunicação, seja por meio de estímulos auditivos, visuais ou táteis, incentivando, desta forma, a interação, dando um extraordinário contributo para a Inclusão na Educação, preocupação muito presente nas políticas públicas seguidas pelo Município da Maia.
Por ser evidente o impacto que têm na criação de um ambiente adaptável e acessível, na promoção do bem-estar, do desenvolvimento e da integração dos alunos com Necessidades de Saúde Especiais na comunidade, o investimento nestes espaços é da maior relevância para um município que defende a inclusão como um instrumento de valorização de todas as crianças e jovens. O valor global afeto ao apetrechamento das 5 salas e à formação especializada dos profissionais foi de aproximadamente 100.000,00 euros e contou com um forte apoio do PRR.
Maia – Gerações com Futuro